Lu Barreto
Pelo segundo ano consecutivo, a administração de Ladário aposta em uma estratégia antecipada para fortalecer o carnaval local e atrair turistas sem competir diretamente com a vizinha Corumbá. O evento em 2026 ocorrerá entre os dias 5 e 8 de fevereiro, mesclando ritmos que vão do pagode ao funk, além de atrações voltadas ao público infantil.
A iniciativa repete o modelo de sucesso de 2025, quando mais de 50 mil pessoas passaram pela Avenida 14 de Março. Para este ano, o prefeito Munir Ramunieh já confirmou três grandes atrações: o grupo de pagode Jeito Moleque no dia 6 de fevereiro, o Bonde do Tigrão no dia 7 e a dupla infantil Maria Clara e JP para o encerramento no dia 8. O lançamento oficial da folia está marcado para o próximo dia 24, às 20h, com a participação da escola de samba corumbaense Vila Mamona.
A programação busca resgatar tradições históricas, como o desfile de carros antigos, o corso carnavalesco, que remete aos primórdios da festa no século XX. Além disso, a Fundação de Cultura promove concursos de Rei Momo, marchinhas e da musa da diversidade, com premiações previstas para o dia de abertura. Uma estrutura robusta será montada na avenida principal, incluindo palco, camarotes, área para ambulantes, espaço kids e uma praça de alimentação com 50 quiosques.
Com o decreto de realizar o maior carnaval antecipado do Centro-Oeste, a prefeitura espera consolidar a cidade no calendário festivo da região. A venda de alguns camarotes e a organização dos espaços comerciais visam estruturar o evento que abre oficialmente as festividades carnavalescas no estado.
