Delegado assume PF em Corumbá com foco nos desafios da fronteira e na construção de nova sede

Leonardo Cabral em 31 de Outubro de 2025

Leonardo Cabral/Diário Corumbaense

Empossado nesta sexta-feira, 31 de outubro, o novo chefe da Delegacia da Polícia Federal em Corumbá, delegado Alexsandro Pereira de Carvalho. A cerimônia ocorreu na sede do Sindicato Rural, na avenida General Rondon, e contou com a presença do superintendente regional da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, Carlos Henrique Dotta D’Ângelo, do prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel de Oliveira, além de autoridades civis e militares.

Com seis anos de carreira na PF, Alexsandro Pereira já atuou em delegacias de Três LagoasPonta Porã e Campo Grande, onde integrava a Delegacia de Combate à Corrupção. Ele destacou que assumir a chefia da unidade em Corumbá representa um novo desafio em uma região estratégica.

“É uma área de fronteira com diversos desafios, mas também muitas possibilidades. Temos certeza de que faremos um grande trabalho em prol da comunidade corumbaense. Vamos manter o foco no combate ao tráfico de drogas e armas, e intensificar as ações contra o tráfico de pessoas, contrabando de imigrantes e crimes ambientais. O Pantanal merece atenção especial, principalmente no combate a quem financia ou pratica ações que colocam em risco a flora e a fauna pantaneira”, afirmou o novo delegado.

Leonardo Cabral/Diário Corumbaense

Novo chefe da PF, em Corumbá, o delegado Alexsandro Pereira de Carvalho

Por estar localizada em uma área de fronteira seca com a Bolívia, Corumbá exige atenção redobrada da Polícia Federal. O delegado ressaltou o conhecimento prévio da dinâmica criminal da região e anunciou novidades no trabalho de fiscalização.

“Sabemos da importância dessa fronteira e dos desafios trazidos pelo tráfico de drogas. A Bolívia, infelizmente, é uma das principais fornecedoras de entorpecentes para o Sudeste do país. Temos investigações em andamento e, como novidade, a implementação da Base Quadrante, que permitirá intensificar o monitoramento da região. Essa base surgiu após nossas ações de combate a incêndios e mapeamento de áreas do Pantanal utilizadas para crimes ambientais e tráfico”, destacou Alexsandro. 

Importância estratégica 

Leonardo Cabral/Diário Corumbaense

Superintendente regional da PF, Carlos Henrique Dotta D’Ângelo

O superintendente regional da PF em Mato Grosso do Sul, Carlos Henrique Dotta D’Ângelo, ressaltou a relevância da Delegacia de Corumbá dentro da estrutura da instituição.

“Mesmo atendendo apenas dois municípios, Corumbá tem uma das delegacias mais importantes do Brasil, pela sua localização estratégica e pela extensa fronteira com a Bolívia. Esse é um desafio de grande responsabilidade, mas temos certeza de que o novo chefe conduzirá os trabalhos com excelência”, afirmou.

Nova sede

Durante a cerimônia, o superintendente também destacou outra meta: a construção da nova sede da Delegacia da PF em Corumbá, que deverá ser erguida entre os bairros Universitário e Maria Leite. O investimento está estimado entre R$ 28 e R$ 30 milhões.

“Além do desafio operacional, o novo chefe também terá o compromisso de articular, junto às autoridades a viabilização da nova sede. Já temos o terreno, o projeto e as autorizações; agora precisamos garantir os recursos para o início das obras”, afirmou D’Ângelo, já ressaltando que o prefeito de Corumbá iniciou junto ao governo estadual uma articulação. “O prefeito falava ao telefone com o governador (Eduardo Riedel), que estava no Rio de Janeiro, pedindo a ele que se empenhasse junto à bancada do Mato Grosso do Sul para a viabilização dos recursos”, destacou.

O prefeito Dr. Gabriel de Oliveira, reforçou o apoio do município. “Desejo sucesso ao novo delegado e reafirmo nosso compromisso em colaborar para que a nova sede da Polícia Federal se torne realidade. A cidade precisa dessa estrutura para fortalecer o combate à criminalidade”, declarou.