Cães azuis são avistados em área próxima à Chernobyl

Gustavo Henn – Midimax

A entidade Dogs of Chernobyl, vinculada à organização sem fins lucrativos Clean Futures Fund, divulgou um vídeo que mostra cães azuis em uma área próxima à antiga  nuclear da região.

Nas imagens, é possível observar um animal com grande parte do pelo de coloração azul, enquanto outros animais possuem aparência normal. Outros dois cachorros aparecem com tonalidade parecida, com um pouco menos de intensidade.

“Estamos no local capturando cães para esterilização e encontramos três cães completamente azuis. Ainda não sabemos o que está acontecendo”, afirmou a entidade no post. No entanto, eles desconfiam que os cães possam ter ingerido alguma substância que causou a alteração na coloração. “Apesar disso, eles parecem estar ativos e saudáveis, mas até o momento não conseguimos capturá-los”, acrescentou a equipe.

Em 26 de abril de 1986, um acidente nuclear ocorreu em Chernobyl, quando um teste malsucedido provocou a  de um reator de uma usina, localizada na então União Soviética. O caso liberou enormes quantidades de radiação e é considerado o pior desastre nuclear da história.