Jovem é resgatada de helicóptero depois de cair de cavalo no Pantanal

Leonardo Cabral em 20 de Outubro de 2025

Divulgação/Marinha do Brasil

Uma jovem de 18 anos, moradora no Pantanal, foi resgatada por um helicóptero da Marinha do Brasil na manhã desta segunda-feira (20), após sofrer uma queda de cavalo na região do Paiaguás, distante cerca de 76 km de Ladário. A ação contou com apoio do 3° Grupamento de Bombeiros Militar.

O acidente ocorreu na tarde de domingo (19), em uma propriedade rural. De acordo com informações repassadas aos bombeiros, a jovem participava de atividades no campo quando o cavalo em que estava montada se assustou com um cachorro, disparou e a derrubou.

A vítima permaneceu no local durante a noite, consciente e orientada, porém com dificuldades para caminhar e sentindo fortes dores na região do quadril, costas e pescoço (cervical). Diante da gravidade da situação e do acesso restrito, foi solicitado apoio aéreo para o resgate.

Na manhã desta segunda-feira, helicóptero da Marinha pousou no heliponto de Ladário, onde a guarnição do Corpo de Bombeiros realizou o atendimento pré-hospitalar. Em seguida, a vítima foi transportada ao Pronto-Socorro de Corumbá.

A operação foi coordenada pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), com apoio de um médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa). Foi o terceiro resgate realizado em 24 horas no Pantanal. 

Evam

A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, feito por meio de EVAM (Evacuação Aeromédica), empregando helicópteros do Com6ºDN, é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e sua realização ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de comprovada emergência.

O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, utilização da aeronave em período diurno, distância do sinistro, entre outros.