Leonardo Cabral em 21 de Setembro de 2025
Anderson Gallo/Diário Corumbaense
Nem o forte calor deste domingo (21) afastou o público que lotou a Avenida General Rondon para prestigiar o desfile cívico-militar em comemoração aos 247 anos de Corumbá. O evento começou às 16h e reuniu mais de 60 instituições, entre escolas municipais, estaduais e particulares, além de entidades culturais e sociais.
As Forças Armadas e Forças Auxiliares abriram o desfile, seguidas por escolas e organizações da sociedade civil. O ato foi marcado por homenagens, demonstrações militares, bandas de música e a participação popular, que transformou a principal avenida da cidade em palco de celebração.
Anderson Gallo/Diário Corumbaense
No palanque oficial, o prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira celebrou seu primeiro aniversário de Corumbá à frente do Executivo.
“É uma felicidade muito grande, no nosso primeiro ano de mandato, estar comemorando o aniversário da cidade. Encontramos dificuldades, mas organizamos a casa e já fizemos entregas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) Municipal; Chromebooks para a educação; regularização do hospital e compra de medicamentos. Estamos com obras em andamento: 184 casas no Guatós, construção da Casa de Parto, UBS e mais 300 casas em trâmite. Menos máquina, mais povo: esse é o nosso compromisso”, afirmou ao Diário Corumbaense.
Anderson Gallo/Diário Corumbaense
O deputado estadual e ex-prefeito Paulo Duarte destacou o caráter simbólico da data. “Este ano é ainda mais marcante pelos 247 anos de Corumbá e os 250 anos do Forte Coimbra. É também o primeiro ano da gestão do doutor Gabriel, um período de reconstrução com investimentos importantes, como a Orla Portuária. Depois de mais de oito anos, a cidade volta a ter construção de casas populares. Temos muito a comemorar”, disse.
A vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania, Beatriz Cavassa, ressaltou conquistas em sua área.
Anderson Gallo/Diário Corumbaense
“Conquistamos muitas melhorias ao lado do doutor Gabriel. Na Assistência Social, entregamos emendas junto a parceiros para fortalecer instituições, auxiliando o trabalho tão importante que realizam. Estar aqui festejando com a população é uma alegria imensa. Logo cedo participamos de uma missa solene, momento de agradecer e pedir bênçãos para Corumbá: paz, desenvolvimento, progresso e uma gestão profícua para todos nós.”
Tradição popular
Anderson Gallo/Diário Corumbaense
Josefa, com a bandeira de Corumbá, assiste ao desfile todos os anos
O público se espalhou pela avenida em busca dos melhores lugares para acompanhar o desfile. Josefa Damiana, moradora do bairro Maria Leite, trouxe ‘sombrinha’ e garrafa de água gelada para enfrentar o calor.
“Todos os anos eu venho assistir o desfile, não perco nenhum detalhe. É emocionante ver as escolas, o pessoal do Exército, do quartel. Sempre é um atrativo. Tenho neto e filho desfilando e fico esperando passar. O importante é estar aqui acompanhando todos os anos”, afirmou.
Anderson Gallo/Diário Corumbaense
Na arquibancada, Regiane Martins, do bairro Cristo Redentor, se emocionou e destacou a tradição do evento. “Só deixei de vir quando tive meus filhos. Vale até disputar lugar na arquibancada, porque é aqui que as coisas acontecem. Quando vejo as escolas e os militares passando, sinto uma emoção muito grande. Lembro da minha infância, quando eu desfilava, na década de 80. São lembranças boas demais. Eu amo Corumbá.”
O desfile
Anderson Gallo/Diário Corumbaense
Forças Armadas pedindo ordem para iniciar o desfile
A Marinha do Brasil abriu o ato militar, após o pedido de permissão feito pelo coronel Ricardo Batista Zimmermann, chefe do estado-maior da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, ao comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Alexandre Amendoeira Nunes.
O Estado-Maior Conjunto, com militares da Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, foi o primeiro a cruzar a avenida. Em seguida, passaram a Guarda Armada da Bandeira, o pelotão feminino comandado pela Capitão-Tenente Suellen Ramos Maldonado, aplaudido pelo público, e as bandas de música.
Também desfilaram atletas do projeto Força do Esporte, frota de veículos e embarcações da Marinha. O Exército trouxe a Banda de Música do 17° Batalhão de Fronteira, o Grupamento de Bandeiras Históricas, o pelotão do Forte Coimbra e o pelotão alusivo à Força Expedicionária Brasileira.
Um dos momentos aplaudidos foi a entrada do pelotão do Prevfogo, em reconhecimento ao trabalho no combate aos incêndios no Pantanal.
Anderson Gallo/Diário Corumbaense
Forças Armadas abriram o desfile dos 247 anos
Ainda desfilaram viaturas das Polícias Civil, Militar, Científica, Penal e Corpo de Bombeiros, além de veículos históricos da empresa de transportes Andorinha, que opera na região, e de grupos como Os Fusqueiros e Carros Antigos do Pantanal, Insanos Moto Clube, Banda Municipal Manoel Florêncio e Escola de Governo.
Entre as escolas, a primeira a entrar foi a Municipal José de Souza Damy, acompanhada pela banda do Instituto Novo Olhar. Na sequência, passaram a Escola Rural Carlos Cárcano e Extensão e a Escola Rural Eutrópia Gomes Pedroso, seguindo com o cronograma oficial que durou quase cinco horas.
Na praça Generoso Ponce, ao lado da avenida, o grupo Turma do Pagode agitou o público na noite de festa. A comemoração do aniversário vai ser encerrada nesta segunda-feira (22), com a Marcha Para Jesus.




