Solenidade marca posse do novo comandante do 6º Batalhão da PM de Corumbá

Leonardo Cabral em 29 de Agosto de 2025

Anderson Gallo/Diário Corumbaense

O 6º Batalhão da Polícia Militar de Corumbá tem novo comandante. O tenente-coronel Samuel Castilho Ferreira Aragão assumiu o cargo nesta desta sexta-feira (29), durante cerimônia realizada no Centro de Convenções do Pantanal.

O evento contou com a presença de autoridades civis, militares e religiosas, entre elas o deputado estadual Paulo Duarte (PSB), a vice-prefeita Beatriz Cavassa; o coronel do CPA-3 Anderson Rezende e a subcomandante da PM em MS, coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião.

Samuel Castilho, que comandou o 3º Batalhão da PM de Dourados, substitui o também tenente-coronel Valdir Rollof Junior, que esteve à frente do batalhão de Corumbá desde dezembro de 2023 e agora assume o comando da 1ª CIPM de Bonito. 

Desafio de comandar na fronteira

Anderson Gallo/Diário Corumbaense

Tenente-coronel Samuel Castilho falou sobre o desafio de comandar a PM em uma área de fronteira

Em entrevista ao Diário Corumbaense, o novo comandante destacou a importância estratégica do batalhão, que atua em Corumbá, Ladário, áreas rurais do Pantanal e na fronteira com a Bolívia.

“Assumir o 6º Batalhão, que é de grande relevância para a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul e para a segurança do Estado, é um desafio. Vamos, nesse início, aprender com a tropa e com os demais órgãos de segurança para prestar um serviço de excelência”, afirmou.

Efetivo reforçado

A posse do novo comandante coincide com o reforço do efetivo da corporação. A partir de solicitação do deputado Paulo Duarte, em parceria com o prefeito Gabriel de Oliveira, o Governo do Estado determinou o envio de 32 novos policiais para o batalhão. Com a transferência de três militares, o saldo será de 29 novos integrantes.

Anderson Gallo/Diário Corumbaense

Deputado destacou a ação feita junto ao Governo do Estado para ampliar número de policiais para Corumbá e Ladário

Segundo Paulo Duarte, a ampliação do contingente é fundamental para enfrentar os desafios na região de fronteira. “Conseguimos mais do que o dobro do que estava previsto inicialmente, que eram 12 policiais. Corumbá é uma cidade estratégica, com território extenso e fronteira, e precisa ser tratada dessa forma. Então, temos hoje, uma posse diferente por essa questão do aumento do efetivo. Foi muito importante e uma luta que a gente conseguiu com o apoio do governador Eduardo Riedel, que foi extremamente sensível à nossa solicitação, e do comandante da PM em MS, coronel Renato Garnes”, ressaltou.

O parlamentar destacou ainda que a região enfrenta altos índices de furtos e casos de violência doméstica, reforçando a necessidade da integração da PM com a Guarda Municipal. “Fortalecer a parceria com a Guarda Civil Municipal também será de extrema importância”, falou Paulo Duarte.

O novo comandante também reforçou que parceria é fundamental para alcançar resultados. “Vamos estabelecer alguns critérios para agir pontualmente, principalmente com inteligência, qualificando a ação da Polícia Militar em conjunto com as outras forças de segurança. E nesse trabalho de fortalecimento entra ainda a integração com as Forças Armadas e com a Polícia da Bolívia, justamente para a gente ter forte atuação contra o crime organizado”, disse o tenente-coronel Samuel Castilho.

Apoio do município

Representando o prefeito Dr. Gabriel de Oliveira, a vice-prefeita Beatriz Cavassa agradeceu o trabalho do ex-comandante Valdir Rollof Junior e desejou sucesso ao novo comandante.

“Agradecemos também ao Governo do Estado por estar reforçando o efetivo da corporação. Isso, para a gente, é de fundamental importância e o Município estará sempre à disposição para fortalecer a parceria com a Polícia Militar”, afirmou.

Anderson Gallo/Diário Corumbaense

Cerimônia reuniu diversas autoridades no Centro de Convenções