Alunos da Rede Municipal de Corumbá retomam aulas do segundo semestre letivo

Rosana Nunes em 04 de Agosto de 2025

Divulgação

Após o recesso escolar de julho, os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Corumbá retornaram às aulas nesta segunda-feira, 04 de agosto, marcando o início do segundo semestre letivo de 2025. O retorno ocorre nas unidades urbanas e rurais, com exceção das escolas da região ribeirinha, que seguem um calendário diferenciado e retomam as atividades no dia 11 de agosto.

 

Entre as chamadas “Escolas das Águas” que retornam na próxima semana estão: EMREI Polo Paraguai Mirim, EMREI Polo São Lourenço e Extensão Santa Mônica, EMREI Polo Porto Esperança, EMREI Polo Sebastião Rolon – Extensão Fazenda Lourdes e Extensão Nazaré, além da EMREI Polo Santa Aurélia. As demais unidades seguem calendário específico, conforme as realidades territoriais.

A Rede Municipal de Ensino de Corumbá é composta por 17 escolas urbanas, 8 Centros de Educação Infantil (CEMEIs), 11 escolas rurais com extensões e 10 Escolas das Águas, também com extensões. Todas as unidades estão mobilizadas para acolher os alunos com atividades de integração e espaços organizados.

Um dos destaques deste semestre é a entrega dos kits escolares para todos os estudantes, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os materiais são personalizados conforme a etapa de ensino, assegurando acesso aos itens essenciais para as atividades pedagógicas.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o segundo semestre também marca a intensificação das ações do programa Educa Reme, voltado à preparação dos alunos do 5º e 9º anos para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), cuja aplicação está prevista para o período de 20 a 31 de outubro. A avaliação mede os níveis de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, e compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Desde o primeiro semestre, os estudantes vêm participando de simulados, atividades orientadas e ações com a participação das famílias, com foco no desempenho pedagógico e no correto preenchimento dos formulários da avaliação. Todo o processo é coordenado pelo Núcleo de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em articulação com as equipes gestoras e pedagógicas das unidades escolares.

Baixa adesão

paralisação convocada pelo Simted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) para esta segunda-feira, em apoio a motoristas e monitores do transporte escolar, não afetou a retomada das aulas na zona urbana. Na zona rural, o Diário Corumbaense apurou que a Secretaria Municipal de Educação garantiu transporte para professores e servidores administrativos até as unidades de ensino e a maior parte de motoristas e monitores não aderiu ao movimento.