Rosana Nunes em 31 de Julho de 2025
Renê Marcio Carneiro/Arquivo PMC
A Rede Municipal de Ensino de Corumbá retoma, na segunda-feira, 04 de agosto, aulas do segundo semestre letivo com um calendário marcado por ações voltadas à valorização dos profissionais da educação, ao fortalecimento das práticas pedagógicas e administrativas. O período também será de preparação intensificada para avaliações externas, formação continuada e entrega de materiais escolares.
Algumas unidades das Escolas das Águas, devido às especificidades regionais, iniciam as atividades em calendário diferenciado. As escolas EMREI Polo Paraguai-Mirim, EMREI Polo São Lourenço e Extensão Santa Mônica, EMREI Polo Porto Esperança, EMREI Polo Sebastião Rolon – Extensão Fazenda Lourdes, Extensão Nazaré e EMREI Polo Santa Aurélia retornam no dia 11 de agosto.
Um dos destaques do semestre é a entrega dos kits escolares a todos os estudantes da Reme, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, serão distribuídos 16 mil kits, conforme cronograma de cada unidade. Os materiais variam de acordo com a faixa etária e a etapa de ensino. Os itens são cadernos personalizados, lápis, canetinhas, lápis de cor, borrachas e réguas.
Jornada formativa para todos os profissionais
Nesta sexta-feira (1º), professores, coordenadores pedagógicos e diretores participam da Formação em Serviço – 2º Semestre de 2025, promovida pela Semed. O encontro será realizado no Anfiteatro Salomão Baruki e tem como destaque a palestra “Decifra-me ou devoro-te: o desafio da leitura em todas as áreas do conhecimento”, com o professor Robson Lima — especialista em Língua Portuguesa, Literatura e Leitura de Múltiplas Linguagens, além de autor e consultor educacional com atuação nacional. A iniciativa conta com apoio do Instituto Acaia Pantanal.
Os servidores administrativos da Reme também participam de formação, com foco no alinhamento de rotinas e orientações gerais para o segundo semestre. Estão incluídos no público-alvo secretários escolares, auxiliares de secretaria, técnicas de Educação Infantil, agentes de limpeza e disciplina, equipe de transporte escolar, merendeiras, auxiliares de merenda e profissionais de apoio, como professores de apoio, técnicos e estagiários.
A formação visa garantir o bom funcionamento das unidades escolares, abrangendo temas como alimentação, higienização, organização documental, transporte e acolhimento dos estudantes.
Preparação para o SAEB 2025
O segundo semestre será marcado pela intensificação do programa Educa Reme, voltado à preparação dos estudantes do 5º e 9º anos para a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), prevista para o período de 20 a 31 de outubro de 2025.
Desde o início do ano, a Reme vem promovendo simulados, atividades direcionadas e ações com participação das famílias, com foco na aprendizagem e no preparo emocional dos estudantes. O trabalho é coordenado pelo Núcleo de Avaliação da SEMED, em parceria com coordenadores pedagógicos e docentes. O desempenho no SAEB influencia diretamente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMC.
