Rosana Nunes em 29 de Julho de 2025
Rachid Waqued/Arquivo
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) anunciou que, a partir de agosto, não enviará mais guias de licenciamento veicular impressas para os proprietários de veículos com placas terminadas em 7, 8, 9 e 0. A mudança, segundo o órgão, será estendida a todos os finais de placa a partir de 2026.
A decisão foi tomada com base em dados internos que apontam para a baixa efetividade da cobrança via Correios. Atualmente, apenas 9,2% das guias impressas resultam em pagamento, enquanto 54% das quitações são feitas por meio do portal Meu Detran. O objetivo é tornar o processo mais eficiente, econômico e sustentável.
Além de reduzir custos com impressão e envio, os recursos economizados serão redirecionados para investimentos em tecnologia. A medida também está alinhada às políticas públicas de Estado Digital e Estado Verde, que visam ampliar o acesso digital aos serviços públicos e reduzir o uso de papel.
“Esta é uma evolução natural dos nossos serviços, impulsionada pela busca por eficiência e pela experiência do cidadão. Nosso objetivo é oferecer ferramentas cada vez mais ágeis e acessíveis”, afirma o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.
O dirigente destaca ainda que a maioria dos sul-mato-grossenses já aderiu aos canais digitais, e a mudança visa formalizar essa transição. “A análise de dados nos mostrou que a adesão aos canais digitais já é uma realidade, e estamos apenas incentivando essa mudança para o benefício de todos”, completa.
Como emitir a guia de licenciamento
Com o novo modelo, os motoristas têm diferentes opções para acessar a guia de licenciamento:
-
Portal Meu Detran: www.meudetran.ms.gov.br
-
Aplicativo Detran-MS: disponível para smartphones
-
WhatsApp da Glória: assistente virtual pelo número (67) 3368-0500
-
Agências do Detran-MS: atendimento presencial continua disponível
Com informações da Secom/MS.
