Leonardo Cabral em 28 de Julho de 2025
Divulgação/Receita Federal
Uma operação integrada entre a Receita Federal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul resultou na apreensão de cinco toneladas de mercadorias irregulares na fronteira entre Corumbá e a Bolívia. A ação foi realizada entre as 07h do dia 25 de julho e as 07h desta segunda-feira (28), abrangendo o Posto Esdras, estradas vicinais e o Posto Lampião Aceso, na BR-262.
Durante o período, foram fiscalizados diversos veículos, ônibus de linha interestadual e cinco ônibus de turismo clandestino. Entre os itens apreendidos estavam vestuário, combustíveis e produtos fitossanitários sem autorização dos órgãos competentes.
Com o apoio de um cão de faro da Receita Federal, dois passageiros bolivianos, de 24 e 31 anos, foram detidos por tráfico de drogas. Levados à Santa Casa, exames de raio-x confirmaram que ambos haviam ingerido cerca de 100 cápsulas de cocaína, totalizando 2,2 quilos da droga. Após a expulsão do entorpecente, os suspeitos foram encaminhados à Polícia Federal.
Outro destaque da operação foi a apreensão de 20 fetos de lhama e 10 de porco, produtos frequentemente traficados neste período do ano para abastecer o mercado esotérico, especialmente em São Paulo, onde são utilizados em rituais tradicionais da comunidade andina entre os meses de agosto e dezembro. Segundo as autoridades, o transporte desses materiais representa alto risco sanitário para a agricultura e a pecuária brasileiras.
As mercadorias apreendidas foram encaminhadas aos órgãos competentes para os procedimentos legais.
Com informações da Alfândega da Receita Federal de Corumbá.
