Rosana Nunes em 18 de Julho de 2025
Anderson Gallo/Arquivo Diário Corumbaense
Corumbá dá início às atividades da Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas neste sábado, 19 de julho, com a realização de um seminário voltado a mototaxistas cadastrados na Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat). O evento acontece por meio de uma parceria entre a Escola de Governo e a Agetrat, com o tema “Desacelere – O seu bem maior é a vida”. Será no auditório da Prefeitura, no bairro Dom Bosco, a partir das 08h.
De acordo com a superintendente da Escola de Governo, professora Rosangela Villa da Silva, a iniciativa partiu de uma demanda da Agetrat, solicitada pela diretora-presidente Mariana Ricco, e está dentro do escopo de formações que a Prefeitura oferece a servidores e cidadãos em diversas áreas.
Durante o seminário, haverá palestras com o conselheiro Marcelo Cansanção Silveira, do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN-MS) e diretor de Recrutamento, Seleção e Promoção da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), e com a psicóloga Olga Sanabria, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Os temas abordados serão direção defensiva e saúde do trabalhador, respectivamente.
Além das palestras, o evento terá sorteio de coletes e capacetes, e uma apresentação teatral com o tema “Desacelere: uma lição para o trânsito e para a vida”, encenada pelos coordenadores da equipe de Educação para o Trânsito da Agetrat. Encerrando as atividades, os mototaxistas participarão de uma motociata, que sairá do Paço Municipal e percorrerá diversas ruas do centro da cidade.
Lei federal
A Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas foi instituída pela Lei nº 15.006, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 17 de outubro de 2024, e publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte. A lei também criou o Dia Nacional do Motociclista, a ser celebrado anualmente no dia 27 de julho. A semana que inclui esta data é dedicada a ações voltadas à segurança e conscientização no trânsito.
Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) revelam que mais da metade dos proprietários de motocicletas no Brasil não possuem habilitação específica para a categoria. Dos 32,5 milhões de condutores de motos, motonetas e ciclomotores, cerca de 17,5 milhões (53,8%) não têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida para esses veículos.
Ainda segundo a Senatran, motocicletas estão envolvidas em pelo menos 25% dos sinistros registrados no trânsito e são responsáveis por mais de 30% das mortes em acidentes rodoviários no país.
Com informações da Egov.
