Sábado tem cultura e solidariedade na festa julina do Nhô Moinho

Da Redação com assessoria de imprensa em 09 de Julho de 2025

Divulgação

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano realiza no sábado, 12 de julho, a tradicional festa julina Nhô Moinho, a partir das 18h, em sua sede, na rua Domingos Sahib, Porto Geral de Corumbá. Aberto ao público, o evento propõe uma noite animada com comidas típicas, apresentações culturais e entrada colaborativa — doações a partir de R$ 10,00, que serão destinadas às ações sociais do Instituto. A iniciativa é do Pontão de Cultura Moinho Cultural Unindo Pontos.

A programação contará com duas apresentações de quadrilhas típicas, show da dupla sertaneja Júlia e Renato, e participação do grupo Urbe, além de performances de dança e música com os participantes do Moinho Cultural. No segmento da gastronomia, a festa traz delícias regionais como arroz carreteiro, sarravulho, macarrão pantaneiro, espetinho, pastel e doces típicos, um verdadeiro banquete julino que celebra os sabores da cultura pantaneira. O público poderá, ainda, adquirir produtos artesanais regionais, que estarão sendo comercializados no evento. 

Um dos destaques da noite será a apresentação do grupo liderado por Dilson Vilalva Esquer, responsável por uma das quadrilhas convidadas. “As expectativas são as mais positivas possíveis. No ano passado participamos e ficamos muito felizes em poder demonstrar um pouco da cultura junina em um arraial de uma instituição que respira e vive cultura como o Moinho. Vamos apresentar o nosso trabalho de 2025, onde falamos sobre o tema: ‘Debaixo desse mar tem rio e nessas águas se banha São João!’ — uma alusão ao valor da água para a vida’ “destacou.

Para a diretora do Instituto, Márcia Rolon, a festa vai além da celebração. “O Nhô Moinho é um dos momentos mais bonitos do nosso calendário. É quando nos reunimos como comunidade para celebrar nossas raízes culturais, espalhar alegria e praticar solidariedade. Cada bandeirinha, cada prato típico, cada dança é uma forma de dizer que a cultura pulsa, resiste e transforma. E essa transformação se dá também pela generosidade, cada doação ajuda a manter viva a nossa missão de formar, inspirar e cuidar”, afirmou.

Serviço:

Nhô Moinho
Data: 12 de julho (sexta-feira)
Horário: A partir das 18h
Local: Instituto Moinho Cultural Sul-Americano – Corumbá
Entrada solidária: A partir de R$ 10,00 (antecipada na Secretaria do Instituto)
Mais informações: https://www.instagram.com/moinho_cultural/