Corumbá registra sensação térmica de 5,5°C e população enfrenta o frio como pode

Leonardo Cabral em 02 de Julho de 2025

Anderson Gallo/Diário Corumbaense

Às 06h35 desta quarta-feira (02), os termômetros marcaram 8,5°C em Corumbá, a menor temperatura registrada na cidade em 2025. A sensação térmica chegou a 5,5°C, segundo informações do meteorologista Natálio Abrahão. 

Acostumados com temperaturas acima dos 40°C, os moradores de Corumbá e Ladário enfrentam dificuldades com a intensa onda de frio que atinge a região e todo o Mato Grosso do Sul desde o último domingo (29), quando uma frente fria chegou acompanhada de fortes rajadas de vento.

Para amenizar o frio quase congelante, principalmente para quem vive em cidades conhecidas pelo calor intenso, a saída tem sido reforçar os agasalhos e recorrer a caldos quentes e sopas, aliados tradicionais para aquecer o corpo.

A jovem Esther Figueiredo de Moura, de 18 anos, contou ao Diário Corumbaense que se agasalha muito bem para enfrentar o frio. “Saio de casa parecendo uma cebola, cheia de camadas de roupas. Também estou me cuidando, evitando friagem, tomando chá quente, vitamina C e, claro, nossos caldos maravilhosos que ajudam a esquentar o corpo. Mas, infelizmente, não tem como escapar, o jeito é encarar. Levantar da cama está difícil demais, então o carro salva, porque pelo menos dentro dele dá para aquecer um pouco. No fim das contas, o frio tenta me parar, mas a rotina não espera”, disse.

Já Emerson Leandro Assis Velasquez, de 27 anos, que trabalha como caixa em uma loja no centro de Corumbá, relatou os desafios de enfrentar o frio usando motocicleta para ir ao trabalho. “Estar deitado quentinho na cama é a melhor parte, mas quando o despertador toca, não tem jeito. Assim que levanto,  coloco água para o café e o chocolate quente, que não podem faltar. Depois, vou direto para o banho e já me visto com os casacos. O pior é quando pego a moto, sinto as mãos congelarem. Por isso, é essencial estar bem agasalhado para evitar resfriados, ainda mais nesse clima propício”, comentou.

Segundo a Climatempo, o frio persiste até o fim de semana, mas as temperaturas começam a subir, gradativamente, a partir desta quinta-feira (03), quando a mínima prevista é de 10ºC e a máxima, 22ºC.