Fim da espera: jovem realiza transporte aéreo de urgência para receber transplante de rim em SP 

Idaicy Solano – Midiamax

O jovem João Vitor Silva de Andrade, paciente renal, foi transportado pela CTA (Coordenadoria de Transporte Aéreo) da Casa Militar do Governo de , até , para realização de um , nesta terça-feira (27).

João Vitor, que enfrenta a rotina exaustiva da hemodiálise devido a uma doença renal crônica, estava na lista de espera por um órgão. A espera, no entanto, teve um fim, após a Faculdade de Medicina da USP comunicar a disponibilidade de um rim compatível, exigindo a chegada imediata do paciente à unidade hospitalar para a realização do procedimento.
O voo saiu de  com destino a São Paulo, respeitando rigorosamente a janela crítica para o transplante e assegurando a segurança e a estabilidade do paciente durante todo o percurso. A operação contou com o apoio da equipe aeromédica da CTA.

O transporte de pessoas aptas a realizarem transplante é uma força-tarefa entre a CTA, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e demais estruturas do governo do Estado, que oferecem apoio às ações de saúde pública. A ão é uma ‘corrida contra o tempo’, e demanda uma boa estrutura logística.

A viabilização do transplante depende de diversos fatores: a generosidade da família doadora, a atuação da equipe médica, o acionamento ágil da Central de Transplantes e o suporte logístico da CTA.

Apesar dos avanços, a doação de órgãos no Brasil ainda enfrenta desafios como a recusa das famílias e a falta de informação. Promover o diálogo com a sociedade é essencial para que mais vidas tenham a oportunidade de um novo começo.