Leonardo Cabral em 24 de Abril de 2025
Divulgação/PRF
Com uso de helicóptero, a Polícia Rodoviária Federal realizou, na tarde de quarta-feira (23), o transporte de cinco órgãos para transplante, de Dourados para Campo Grande. Os órgãos foram captados de homem de 48 anos.
Após a doação de dois rins, duas córneas e um fígado, no Hospital da Vida em Dourados, a equipe médica solicitou o apoio da PRF para o transporte com urgência para a capital.
Saindo da Delegacia da PRF em Dourados, a aeronave realizou trajeto em apenas uma hora até o Hospital Adventista do Pênfigo. Na unidade, um paciente aguardava o transplante do fígado.
Já as córneas, foram encaminhadas à Santa Casa em Campo Grande. Os rins foram para a cidade de Porto Alegre (RS), segundo a assessoria de imprensa da PRF.
Transplante
O transplante de órgãos é um procedimento cirúrgico que substitui um órgão ou tecido danificado ou com falha por um órgão ou tecido saudável de um doador. Este processo pode salvar vidas e melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes com doenças renais, cardíacas, hepáticas, entre outras.
Para se tornar um doador de órgãos, é essencial comunicar a sua vontade à família e registrar essa decisão, seja por meio de documentos ou através de plataformas on-line como a AEDO. No Brasil, a doação de órgãos só pode ocorrer com o consentimento da família, mesmo que o doador tenha previamente expresso o desejo de doar.
