Da Redação em 11 de Abril de 2025
Divulgação/PMC
Após oito meses com processo licitatório para aquisição de medicamentos travado, a Prefeitura de Corumbá agora dá andamento aos trâmites legais. Estimado em mais de R$ 20 milhões, o procedimento havia sido herdado pela gestão que iniciou no dia 1º de janeiro, com diversas inconsistências técnicas e jurídicas, o que impedia seu avanço e comprometia o abastecimento das unidades de saúde.
O processo, alvo de apontamentos do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), apresentava falhas na composição de preços, na lista de medicamentos e nas condições de aquisição, o que resultou na falta de remédios nas unidades de saúde do Município.
Segundo a Prefeitura, a gestão promoveu uma força-tarefa técnica para reavaliar e corrigir todos os pontos do processo. Os ajustes garantiram mais transparência e permitiram a retomada célere da licitação. Hoje, mais de 85% dos medicamentos foram licitados com sucesso. Apenas 15% dos itens não receberam propostas do mercado.
“A saúde da nossa população é prioridade. Estamos trabalhando com seriedade para garantir o acesso aos serviços e medicamentos necessários para todos os corumbaenses”, afirmou o prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira.
A ação também gerou economia aos cofres públicos e o valor final da licitação será divulgado após a conclusão das etapas de habilitação e homologação. A entrega dos medicamentos às unidades de saúde está prevista para iniciar nas próximas semanas.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMC.
