Uma seringueira centenária, considerada “condenada” por um órgão ambiental há três anos, caiu na manhã desta terça-feira (03) em Dourados, cidade localizada a 251 km de Campo Grande. O desabamento atingiu pelo menos cinco veículos, dos quais dois foram completamente destruídos. O impressionante tamanho do tronco e das raízes chamou a atenção de todos que presenciaram o ocorrido.
A árvore estava localizada no cruzamento das ruas Dos Missionários e João Vicente Ferreira, próximo ao Hospital da Cassems, no Jardim Paulista, região central da cidade. Entre os veículos mais danificados estão um Voyage e um Citroën Picasso, ambos sem seguro. Outros três veículos, incluindo duas caminhonetes, foram atingidos pelos galhos da seringueira.
Desde 2010, a seringueira fazia parte do Patrimônio Histórico do Município. Contudo, em dezembro de 2021, a Câmara de Vereadores aprovou e o prefeito Alan Guedes (PP) sancionou uma lei que revogou o tombamento, permitindo que a árvore fosse removida devido à sua condição de risco.
Em 7 de março de 2023, o Instituto Municipal de Meio Ambiente (Imam) autorizou a remoção total da árvore. Posteriormente, em abril deste ano, a Secretaria Municipal de Governo informou ao vereador Fabio Luis (Republicanos) que o corte estava no cronograma da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
Apesar das diversas solicitações feitas pelos moradores para a remoção, a árvore permaneceu no local. Algumas pessoas chegaram até a mudar de residência por medo de que a seringueira caísse sobre suas casas.
A Defesa Civil estima que o trabalho de remoção do tronco e dos galhos deve levar pelo menos dois dias para ser concluído.
Edição: Campo Grande News
Fonte: Diário Online