Manifestantes protestam contra desapropriação do clube Riachuelo em Corumbá

Membros da Apef (Associação dos Profissionais de Educação Física de Corumbá), incluindo professores, pais e alunos, realizaram um protesto nesta quinta-feira (28) contra a desapropriação da sede do clube Riachuelo, que agora está sob responsabilidade da Sanesul. O local, anteriormente utilizado para projetos sociais, será destinado à ampliação da Estação de Tratamento de Água da empresa.

A manifestação ocorreu na rua Colombo, em frente ao parque aquático do clube, que está fechado. Segundo Waldinei dos Santos, presidente da Apef, a associação utilizava o espaço há mais de cinco anos para atividades como natação, canoagem, hidroginástica e outras práticas esportivas e sociais.
“Estávamos em processo para tomar posse legal do prédio, com documentos e impostos em dia, mas fomos surpreendidos pela reivindicação da Sanesul, que pretende demolir o prédio para expansão da empresa”, explicou Waldinei.

Entre os beneficiados pelas atividades realizadas no clube estavam pacientes oncológicos do projeto “Onco Vidas”, desenvolvido em parceria com a Unacon/Santa Casa. A psicóloga Ana Cecília de Marque Machado destacou a importância das aulas de hidroginástica para a saúde física e mental dos pacientes.

Waldemara Augusta Aguilera de Oliveira, mãe de um aluno e paciente oncológica, expressou sua indignação com a desapropriação.
“Meu filho participaria de uma competição de natação hoje, mas foi cancelada. A natação ajuda no tratamento da bronquite dele. Para mim, as aulas foram essenciais tanto física quanto mentalmente”, desabafou.

Atualmente, a estrutura do clube, que inclui um ginásio, está em condições precárias, com parte do telhado desabado. Em nota, a Sanesul justificou a desapropriação como necessária para ampliar o tratamento de água em Corumbá, alegando que o imóvel estava abandonado e já havia sido leiloado anteriormente devido a dívidas.

Fonte: https://www.diarionline.com.br/?s=noticia&id=148170