A Polícia Federal (PF) realizou nesta terça-feira (19) uma operação para desmantelar uma organização criminosa que planejava um golpe de Estado após as eleições de 2022. O esquema incluía o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Segundo a PF, o plano denominado “Punhal Verde e Amarelo” previa o assassinato dos líderes em 15 de dezembro de 2022. Também estavam nos planos a prisão e execução de um ministro do STF, caso o golpe fosse concretizado.
A operação é desdobramento de investigações anteriores, que apontaram o envolvimento de militares especializados em forças especiais. O planejamento incluía recursos bélicos e técnicas avançadas.
A Operação Contragolpe cumpriu cinco mandados de prisão preventiva, além de três mandados de busca e apreensão e 15 medidas cautelares. O Exército Brasileiro acompanhou as ações realizadas no Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Distrito Federal.
Os investigados são acusados de crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito e formação de organização criminosa.
Edição: Agência Brasil
Fonte: https://www.diarionline.com.br/?s=noticia&id=148011