O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) emitiu um alerta sobre um golpe envolvendo mensagens de SMS que notificam supostas multas e penalidades em nome do órgão.
O golpe funciona com o envio de uma mensagem de texto informando que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do destinatário está prestes a ser suspensa. Ao clicar no link fornecido, o usuário é redirecionado para uma página que imita o portal GOV.BR. Ao inserir seus dados, são exibidas informações pessoais, detalhes falsos da infração e um botão de “regularização”.
Ainda não há um levantamento preciso de quantas pessoas caíram na fraude em Mato Grosso do Sul. Os primeiros relatos vieram de Nova Andradina, onde aproximadamente dez pessoas reportaram o recebimento da mensagem, e pelo menos duas efetuaram pagamentos nos valores de R$ 119 e R$ 193.
O Detran-MS enfatiza que órgãos governamentais não solicitam dados ou pagamentos via SMS. Contatos oficiais são feitos por editais no Diário Oficial do Estado, correios ou notificações pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Em caso de dúvidas, os condutores podem utilizar os canais oficiais do Detran-MS, como o Portal de Serviços Meu Detran, o aplicativo Detran MS, a Central de Informações pelo número 154 (Capital) e (67)3368-0500 (Interior), ou agendar atendimento em uma das 94 agências do estado.
Golpes semelhantes já foram identificados em outros estados, incluindo Espírito Santo, Mato Grosso, São Paulo e Paraíba.
Edição: Portal de Notícias de MS
Fonte: https://www.diarionline.com.br/?s=noticia&id=147948