Receita Federal libera hoje lote da malha fina do Imposto de Renda

Mais de 264 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram suas pendências receberão suas restituições nesta quinta-feira (31). A Receita Federal está realizando o pagamento do lote residual de outubro.

No total, 264.602 contribuintes receberão R$ 700 milhões. Aproximadamente 53% do valor será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso, conforme informado pelo Fisco. Contribuintes do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes, também foram incluídos na lista de prioridades deste ano.

Entre os prioritários, 126.824 contribuintes informaram a chave Pix do tipo CPF em suas declarações ou utilizaram a declaração pré-preenchida, garantindo prioridade. Além disso, 14.661 contribuintes são da área do magistério, 11.360 são residentes no Rio Grande do Sul, 46.689 têm entre 60 e 79 anos, 6.416 são idosos acima de 80 anos, e 5.219 possuem deficiência física, mental ou moléstia grave.

Os demais, que somam 53.433 contribuintes, não informaram a chave Pix nem se enquadram em categorias prioritárias.

Desde o dia 24, é possível verificar se foi incluído no lote acessando a página da Receita Federal na internet. O contribuinte pode clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

Pagamento

O depósito será feito na conta bancária ou através da chave Pix CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Se o contribuinte não estiver na lista, ele deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), verificar o extrato da declaração e corrigir eventuais pendências com uma declaração retificadora, aguardando os próximos lotes da malha fina.

Caso o pagamento não seja realizado na conta informada, como em situações de conta encerrada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode solicitar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento (4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para outras localidades, e 0800-729-0088 para deficientes auditivos).

Se o valor não for retirado após um ano, será necessário solicitar a restituição através do e-CAC. O contribuinte deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e escolher a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Edição: Agência Brasil

Fonte: https://www.diarionline.com.br/?s=noticia&id=147705