Alunos da Reme participam da 14ª Edição do Fetran/MS

Nesta quinta-feira, 03 de outubro, alunos das escolas municipais Cássio Leite de Barros e Carlos Cárcamo apresentaram peças teatrais na seletiva regional da 14ª edição do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran/MS).

O festival tem como objetivo, por meio do teatro como ferramenta didática, sensibilizar e conscientizar o público estudantil sobre comportamentos adequados no trânsito. Além  de fomentar a produção cultural e artística no ambiente escolar, promovendo a educação para o trânsito e transformando atitudes que podem salvar vidas.

O Fetran/MS é dividido em duas etapas. A primeira consiste nas seletivas regionais, onde todas as peças inscritas se apresentam em municípios-sede. Na etapa final, as produções classificadas nas seletivas competem pelo prêmio do festival. As peças são criadas pelos próprios estudantes, estimulando a criatividade e a expressão artística.

“Quando nos envolvemos em um projeto, conseguimos provocar transformações na mentalidade, postura e aprendizado dos participantes. Este programa é fundamental para nossas crianças, e vamos ampliá-lo ainda mais. Os dados demonstram a importância da educação no trânsito, que, muitas vezes, pode evitar acidentes causados pela imprudência ou pela falta de conhecimento sobre direção defensiva”, afirmou Maria do Carmo Provenzano Brum, Secretária Adjunta Municipal de Educação.

O inspetor da PRF, Valter Rodrigues Lopes, destacou que o Fetran é uma ferramenta crucial para a educação no trânsito. “Iniciamos nossas ações há mais de 20 anos com teatro de bonecos, e hoje temos um festival com este formato. No campo da educação, a PRF desenvolve diversos projetos que não apenas educam futuros condutores, mas também conscientizam sobre vários temas. Infelizmente, as crianças são as principais vítimas de atropelamentos, que frequentemente são fatais.”

Os alunos da Escola Municipal Tilma Fernades prestigiaram as apresentações. O Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito é uma realização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e conta com o apoio da Semed. 

Edição: Redação com Ascom PMC

Fonte: https://www.diarionline.com.br/?s=noticia&id=147269