A Polícia Federal divulgou um balanço da Operação Tractus, realizada nesta quarta-feira, 28 de agosto, em Corumbá, Campo Grande e Anastácio. A operação resultou no cumprimento de dois mandados de prisão temporária, a captura de um foragido, duas prisões por posse ilegal de armas, a apreensão de R$ 997.323 em espécie, 800 cabeças de gado avaliadas em R$ 2 milhões, cinco armas de fogo, uma embarcação, oito celulares, e seis veículos. Também foram bloqueadas 13 contas bancárias e sequestrados seis imóveis, incluindo duas fazendas.
O foco da operação é desmantelar uma organização criminosa especializada no transporte de cocaína e armas de uso restrito. Cerca de 60 policiais federais, membros do Grupo de Pronta Intervenção (GPI), e uma aeronave do Comando de Aviação Operacional (CAOP) participaram da ação.
Como o Grupo Atuava
O grupo, liderado por um condenado por tráfico de drogas, usava áreas alagadas e de difícil acesso no Pantanal sul-mato-grossense para transportar drogas e armas, utilizando veículos com tração. Daí surgiu o nome da operação, Tractus.
As investigações começaram após a prisão em flagrante de um homem em Água Clara/MS, em 3 de fevereiro de 2023, transportando cerca de 163 kg de cocaína escondidos em um fundo falso de um veículo. Desde então, a Delegacia de Três Lagoas conduziu a investigação, que resultou na apreensão de aproximadamente uma tonelada de cocaína até o momento.