O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou na manhã desta quarta-feira (31) em Corumbá, Mato Grosso do Sul, distante 425 quilômetros de Campo Grande. Lula sobrevoou de helicóptero as áreas do Pantanal afetadas por incêndios, onde quase um milhão de hectares já foram consumidos pelas chamas.
Lula sobrevoa áreas queimadas no Pantanal
Créditos: Ricardo Stuckert
Durante o sobrevoo, o presidente estava acompanhado dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transporte), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB).
Avião Cargueiro despejando água nas áreas incendiadas
Créditos: Ricardo Stuckert
As imagens capturadas mostram o cargueiro KC-390, um imenso avião usado para despejar água nas áreas incendiadas. Esta é a primeira vez que o maior avião produzido na América Latina é empregado no combate a incêndios, com uma capacidade de armazenamento de 12 mil litros de água, sendo destinado a desastres em território brasileiro.
De acordo com a agenda oficial, Lula visitará as instalações da base local do Ibama para acompanhar os trabalhos de combate ao fogo. Durante a visita, o presidente deve sancionar o projeto de lei n° 1818/2022, que cria a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo.
Essa é a segunda visita do presidente ao Mato Grosso do Sul desde o início de seu terceiro mandato. A primeira visita ocorreu em abril deste ano, quando Lula anunciou a ampliação das exportações de carne brasileira para a China.
🔔 Fique por dentro das últimas notícias!
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba as atualizações em primeira mão.