Folha de Corumbá Rádio Difusora

Dia histórico para a Advocacia sul-mato-grossense: IV Conferência Nacional da Jovem Advocacia é aberta em Bonito-MS

A IV Conferência Nacional da Jovem Advocacia marcou a noite da advocacia sul-mato-grossense, na quarta-feira (10), no Centro de Convenções de Bonito, onde reuniu juristas, advogados e advogadas do Brasil inteiro. É a primeira vez que a OAB/MS recebe uma Conferência Nacional presencial.

Compuseram a mesa de autoridades: o Presidente da OAB/MS, Bitto Pereira; o Presidente Nacional da OAB, Beto Simonetti; o Governador do Estado, Eduardo Riedel; Rafael Horn; Presidente da Comissão Nacional da Advocacia Jovem, Lenilson Ferreira; Des. do TJMS Alexandre Bastos; Des. do TJMS Ary Raghiant; Presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro; Prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues; Presidente da Subseção, Marla Diniz Brandão; Presidente da CAAMS, Marco Aurélio de Oliveira Rocha; Vice-Presidente do FIDA, Laura Cristina Lopes; Diretora-Geral da ESA/MS Lauane Bras Andrekowisk Volpe Camargo; Conselheiro Federal e Membro Honorário Vitalício, Mansour Elias Karmouche; Diretor da ESA Subseção Bonito, Luis Guilherme Figueiredo; Presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/MS, Karina Lopes Koschinski; Procurador Nacional de Prerrogativas Alex Sarkis; Presidente da AASP, André Almeida Garcia.

Para a Presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/MS, Karina Lopes Koschinski, “Essa Conferência é um sonho realizado. É com imensa alegria e entusiasmo que dou as boas-vindas a todos vocês, na Conferência Nacional da Jovem Advocacia, realizada aqui no Mato Grosso do Sul. Hoje reunimos aqui um grupo de mentes brilhantes e corações apaixonados unidos por uma causa, a representatividade da jovem advocacia e capacitação”.

O Presidente da Comissão Nacional, Lenilson Ferreira, afirmou: “Quero dizer que é uma imensa honra e alegria estar aqui participando efetivamente da 4ª Conferência da Jovem Advocacia, e eu quero começar agradecendo, agradecendo a todos que se dispuseram, todos que fizeram esse sonho ser possível. Nada é possível sem a construção coletiva”.

O Presidente Bitto Pereira cumprimentou a todos e deixou uma mensagem de otimismo. “Saúdo a todos que estão aqui presentes, que honra e que alegria. Quando fiz o meu discurso de posse eu contei quantos passos da sala de Comissão ao Gabinete da Presidência, são 62, mas este período entre Presidente da Comissão até a Presidência da OAB/MS demoraram 20 anos. Não ouçam os pessimistas, tratem a advocacia como sacerdócio e tenho certeza que vocês prosperarão”.

O Governador Eduardo Riedel destacou o apoio entre as instituições. “Sejam bem-vindos a Mato Grosso do Sul e a Bonito, tenho uma crença muito grande na juventude desse país e olhando um pouco os números da advocacia jovem e da advocacia do MS e do Brasil, nos faz ter certeza de que esse é o caminho para que a gente possa debater os grandes temas da sociedade”.

O Presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, destacou: “à todos que me olham esperançosos, eu posso dizer que é possível sair de uma Comissão de Seccional ou de Subseção
e chegar ao cargo de presidente, diretor de seccional, diretor do Conselho Federal. Eu digo que é possível, porque eu sou a prova viva disso, o presidente Bitto também, e de muitos outros que saíram da Comissão da Jovem Advocacia e foram longe”.

A palestra de abertura contou com a presença do professor e Advogado José de Andrade, que tratou sobre honorários advocatícios e relembrou sua trajetória de vida até chegar na advocacia privada. “Esse tema interessa a todos que estão aqui presentes, quero que vocês se abram a ideias novas. Eu vou falar um pouco de mim, para falar sobre o propósito que me traz aqui nesta noite”.

A Conferência Nacional da Jovem Advocacia continuará nos dias 11 e 12 no Centro de Convenções de Bonito com 24 paineis que debaterão sobre diversos temas do Direito, com mais de 90 palestrantes, dentre eles, Presidentes de Seccionais, Subseções, Conselheiros Federais e Seccionais.

Texto: Raissa Quinhonez | Foto: Gerson Walber