Ao todo, na Vacinação realizada no sábado, dia 24, foram registradas:
– Qdenga: 106 doses;
– COVID-19: 120 doses;
– Vacinas de Rotina: 181 doses;
Total de doses aplicadas: 407.
A Força Tarefa de limpeza urbana e residencial, e de prevenção aos focos das arboviroses no bairro Alta Floresta partiu da ESF – Dr. João Fernandes. No local, forma montadas camas elásticas, mesa de ping-pong, e a equipe da FUNEL recebeu a criançada com carinho e brincadeiras.
Segundo informações do Ministério da Saúde, as arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. A palavra “arbovirose” deriva de “arbovírus”, que significa “vírus transmitido por artrópodes”. Essas enfermidades podem causar uma variedade de sintomas, desde febre leve até complicações mais sérias, sendo algumas delas potencialmente fatais.
Os principais vetores das arboviroses são os mosquitos, em particular, os gêneros Aedes, Culex e Anopheles. Esses insetos se tornam portadores dos vírus ao picar uma pessoa infectada e, subsequentemente, passam o vírus para outras pessoas durante suas picadas. Dentre as arboviroses mais conhecidas, destacam-se a dengue, Zika, chikungunya e febre amarela. Mais informações no endereço https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/arboviroses.
“O combate às arboviroses cria esse momento tão importante quando falamos em vida. Não podemos perder as vidas da nossa população, das nossas crianças para o mosquito. Isso é inaceitável”, exclamou a Secretária Municipal de Saúde, Josiane Braga. Na atividade participaram 106 agentes divididos da seguinte forma: 16 Agentes de Endemias, 28 Agentes Comunitários de Saúde; 55 Agentes de capina e roçada, apoio e caminhões; e 7 agentes de apoio de logística.
“Podemos ter os melhores recursos e equipamentos, mas se não tivermos pessoas comprometidas e dedicadas, as coisas não acontecem, o problema não é sanado. E isso é muito notório na atividade de vocês que vão para as ruas e visitam as casas das pessoas”, afirmou o Prefeito de Ladário, Iranil Soares.
Ainda na temática de combate ao mosquito e das arboviroses, no mês de março Agentes de Endemias estarão das Unidades Educacionais da Rede de Ensino Municipal – REME – de Ladário, realizando a pulverização de veneno com o equipamento de bomba costal.
O Programa de Saúde na Escola – PSE – também se inicia no próximo mês com a ação de conscientização de sensibilização junto aos alunos, bem como na comunidade. Todas as atividades desenvolvidas com o objetivo de fechar o cerco na luta contra a propagação dos vírus danosos e destruição de seus focos e criadouros.