Diarionline
A Junta Interventora da Associação Beneficente de Corumbá, informou, nesta terça-feira, 06 de fevereiro, por meio de nota, o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual por todos os profissionais, pacientes, acompanhantes e visitantes dentro das dependências da Santa Casa.
Ainda foi determinado que em todas as instalações, seja realizada a antissepsia rigorosa das mãos com álcool em gel/líquido. A decisão foi tomada após reunião realizada na segunda-feira (05) entre a Direção Técnica, Direção de Enfermagem e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar com a presidência da Junta Interventora.
A medida é reflexo do Alerta Epidemiológico nº 12, da Coordenadoria de Emergências em Saúde Pública de Mato Grosso do Sul no último dia 1º, com recomendações devido ao aumento na notificação de surtos causados pela covid-19, em Mato Grosso do Sul.
A Santa Casa ressalta que o Complexo Hospitalar é a única instituição da região que atende o SUS (Sistema Único de Saúde, sendo referência de atendimento aos municípios de Corumbá, Ladário e cidades fronteiriças da Bolívia e que as medidas “possuem caráter cautelar e antecipado, a fim de proteger os colaboradores e usuários do Sistema Único de Saúde, e, consequentemente, uma eventual onda de contaminação.
Boletim epidemiológico
O último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, trouxe 734 casos confirmados de covid-19 nas semanas epidemiológicas 04 e 05 de 2024 em Mato Grosso do Sul, e quatro mortes ocorridas entre os dias 20 e 24 de janeiro, nas cidades de Campo Grande (2); Ponta Porã e Terenos.
Em Corumbá, foram nove casos confirmados no mesmo período.
De março de 2020, início da pandemia, até agora, a macrorregião de Corumbá registrou 22.848 casos confirmados de covid e 529 óbitos. Ladário, 4.366 notificações positivas e 74 mortes.
As autoridades em saúde alertam para a importância de completar o ciclo vacinal e tomar a dose de reforço. Mesmo que você já tenha tomado duas doses do esquema primário, é necessário tomar a dose de reforço, conforme recomendação para sua faixa etária.
Com o tempo, o organismo pode perder a memória imunológica contra o vírus. Estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com mais de 1,5 mil pessoas revelou que seis meses depois da segunda dose, os anticorpos haviam caído entre os pesquisados. Com o reforço na imunização, eles voltaram a subir consideravelmente.
As vacinas contra a covid-19, inclusive a bivalente, estão disponíveis nas unidades de saúde que têm sala de imunização em Corumbá.