O prefeito Marcelo Iunes visitou a sede do Cerest (Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador). O espaço passou foi recentemente reformado pela Prefeitura para garantir prestação de serviço com maior qualidade e conforto para a população. A secretária Municipal de Saúde, Beatriz Assad, e a secretária adjunta de Saúde, Mariluce Leão, acompanharam a agenda.
“Houve uma reforma e está entregue à população É importante que os trabalhadores que saibam que há um local especializado no atendimento em caso de acidentes do trabalho”, disse Marcelo Iunes. “Com a reforma, ficou muito mais aconchegante, inclusive para os nossos servidores que trabalham aqui. Torcemos para que nada aconteça mas, ao precisar, tem esse Centro à disposição dos trabalhadores para seu atendimento especializado”, completou o chefe do Executivo Municipal.
Coordenadora do Cerest, Nely Ramona da Costa Santos, explicou o funcionamento da unidade. “Nosso trabalho é conforme o que acontece lá fora em relação a casos de , acidentes de trabalho e doença do trabalho.Tempos todo um protocolo de atendimento para ser atendido pelo nosso médico do trabalho. Às quintas e sextas nosso médico faz o atendimento, que é por demanda espontânea. Todos os dias nós estamos aqui das 07h às 17 horas. Temos psicóloga que trabalha no período da manhã, todos os dias. Ela faz o trabalho de saúde mental dos trabalhadores, tanto da iniciativa privada quanto do serviço público. Nós temos fisioterapeuta que faz o atendimento com os trabalhadores; enfermeira que atende aos trabalhadores acidentados que estão no hospital, e traz os resultados para gente; temos técnica de enfermagem também”, disse.
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) funciona na rua Ladário esquina com a rua 13 de Junho, área central de Corumbá. O Cerest tem como objetivo geral atender aos trabalhadores formais e informais (independente do vínculo empregatício), de forma a promover prevenção, educação, notificação, fiscalização dos ambientes de trabalho.
A Saúde do Trabalhador é “conjunto de medidas que visam promoção, proteção e recuperação da saúde que serão desenvolvidas através da assistência individual concomitantemente com a coletiva, desenvolvendo atividades de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, visando a redução da morbimortalidade (art, 177 Lei 1293 de 21/09/1992)”.
A vigilância em saúde do trabalhador atua no sentido de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho, em seus aspectos tecnológico, social, organizacional e epidemiológico, com a finalidade de planejar, executar e avaliar intervenções sobre esses aspectos de forma a eliminá-los e controlá-los.
**Fotos: Clóvis Neto/PMC