Leonardo Cabral em 10 de Novembro de 2022
A Agência de Trânsito e Transporte (Agetrat) começou a instalar placas de trânsito para reforçar mudança de mão da rua Cabral. A via passará a ser em toda sua extensão mão única (hoje é da Albuquerque até a Frei Mariano) assim como a rua Colombo, conforme informou ao Diário Corumbaense o diretor-presidente da Agetrat, Paulo André de Araújo Júnior.
“A medida terá validade a partir do dia 17 de novembro, com isso vamos concluir o binário que se refere às mudanças de mão das ruas Cabral e Colombo. Algumas placas de sinalização nesse trecho que ainda é mão dupla, mostrando que será mão única, já foram instaladas, mas como a medida será válida apenas a partir do dia 17, vamos tampar as placas para não haver confusão. Nossos agentes de trânsito estarão também pela via para orientar os condutores e pedestres. Essas mudanças irão ajudar a fluir ainda mais o trânsito da nossa cidade”, falou Paulo André reforçando que ao longo da via a sinalização no asfalto também já foi feita.
Ele ainda disse que no cruzamento da Cabral com a Frei Mariano, até a rua Edu Rocha, também haverá ciclovia, assim como já existe ao longo do trecho que se inicia na rua Albuquerque passando por toda a Cabral até a Frei Mariano.
Por conta disso, os motoristas devem se atentar também quanto ao estacionamento desse trecho que sofrerá mudança. Assim como no trecho que é mão única, o estacionamento será apenas do lado esquerdo.
O trecho
A rua Cabral teve mudança de mão no trecho que corresponde a rua Albuquerque até o cruzamento com a rua Frei Marino em novembro de 2019. Nesse cruzamento, houve também mudança no sentido preferencial, ficando para a rua Frei Mariano.
Mas, com a mudança, novos semáforos foram instalados ao longo da via e que irão funcionar com a ativação desse novo trecho. Eles foram instalados na rua Cabral esquina com a Frei Marino e na Cabral com a Vinte e Um de Setembro. Os outros já existentes ao longo da via permanecem.
Fonplata
As mudanças correspondem às obras do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Fonplata). A criação do binário viário na rua Cabral, juntamente com a rua Colombo, tem o objetivo de melhorar a mobilidade urbana. Com a ciclovia, a rua Cabral ficará integrada ao Parque Linear dos Ipês.
Os binários são pares de ruas, próximas umas das outras, com mão única num sentido e mão única em outro. São vias preparadas para dar grande fluxo de mobilidade. É readequação de via já existente para que funcione com esse objetivo de mobilidade para fluir o trânsito.