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Beneficiários de MS continuam com problemas no empréstimo do Auxílio Brasil

Mesmo com o novo prazo de liberação dos valores, erros e sistema fora do ar frustram moradores

Beneficiários de Mato Grosso do Sul continuam com dificuldades para solicitar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. A Caixa informou que o prazo para liberação do recurso foi prorrogado para cinco dias. A mudança faz com que os beneficiários interessados no empréstimo só consigam ter acesso ao dinheiro na semana que vem, depois do segundo turno das eleições.

O pedido do novo prazo foi solicitado pelo banco ao Ministério da Cidadania com a justificativa de que há burocracia para checagem de dados, CPF e possibilidades de fraudes no procedimento.

Uma moradora de Campo Grande reclama que está há dias tentando o benefício. Desempregada e com um filho de três meses, o valor seria de grande ajuda. Ela reclama que já fez diversas tentativas frustradas.

Estava tudo certo, mas sistema ficou fora do ar

“Hoje eu fui na Caixa, disseram que estava tudo certo com meus dados, que era para ir em uma lotérica. Chegando lá estava fora do ar, voltei de novo. Não sei se vou ao banco, se continuo esperando. Eu tenho um bebê, é difícil ficar indo e voltando e dar errado todas às vezes”.

Outra beneficiária, que preferiu não se identificar, também reforça a burocracia pelo empréstimo, tanto nas agências quanto no aplicativo. “Toda hora está fora do ar. Fui em duas lotéricas do meu bairro, todas fora do ar. Se eu não precisasse, não estava insistindo”.

Filas em agências

No início da semana, uma fila foi formada em frente à agência da Caixa Econômica Federal da Rua 13 de Maio com Marechal Deodoro, no Centro de Campo Grande. Na espera, estão beneficiários do Auxílio Brasil que tentam resolver problemas na solicitação.

O atendimento no banco começa às 9h, mas moradores chegaram cedo na esperança de resolver a vida financeira. Esse é o caso de Laudilene Ramos, de 41 anos, que trabalha com serviços gerais. Ela já tentou solicitar o empréstimo pelo aplicativo, em lotéricas e outras agências.

“Estou desde que liberou [benefício] tentando. Estou recebendo o auxílio há cinco meses. Fui em uma agência e não deu, na lotérica a menina do caixa não tem paciência, mal educadas, falam que o sistema está fora do ar”, reclama.

Como conseguir o empréstimo?

Embora o novo prazo e as reclamações, os meios de solicitação do empréstimo continuam os mesmos. Vale lembrar que a Caixa Econômica disponibilizou o serviço de contratação online, mas em caso de qualquer suspensão ou problema, o beneficiário é orientado a procurar pessoalmente o banco. Confira no fim da matéria como solicitar o empréstimo pela internet.

De acordo com as regras estabelecidas pelo Ministério da Cidadania, os pedidos pelo crédito devem ser feitos pelo próprio cidadão inscrito no CadÚnico e que recebe o auxílio todos os meses como representante da família.

O banco não pode fazer busca ativa por cliente, isso significa que a contratação deve partir do próprio beneficiário.

Na agência, o beneficiário será informado sobre as taxas de juros, o valor disponível para o empréstimo e o prazo para a quitação do crédito.