Leonardo Cabral em 15 de Setembro de 2022
Homem de 32 anos, de nacionalidade boliviana, foi flagrado transportando em sua bagagem 9 kg de folha de coca, em uma estrada vicinal, que dá acesso à zona rural de Corumbá, no começo da tarde de quarta-feira (14). Ele estava em um veículo, com placas do país vizinho.
O carro estava em alta velocidade, chamando a atenção dos policiais militares da Força Tática, que faziam ronda naquela região, que faz fronteira com a Bolívia. O veículo foi abordado. Além do condutor, que afirmou ser taxista, mais quatro pessoas (duas mulheres e dois homens), todos bolivianos, estavam no carro.
A equipe fez revista no veículo e nas malas dos abordados. Na bagagem do homem de 32 anos, foram encontradas as folhas de coca. Além disso, outros materiais, como bicarbonato de sódio, brinquedos pequenos, remédios e outros utensílios pessoais foram apreendidos.
Também foi encontrada uma substância na cor preta, com a textura de uma pasta. Segundo o homem, o produto é utilizado para mascar folha de coca, usado como uma essência. Ele afirmou aos policiais que a folha de coca era para consumo próprio e também “doaria” para outros amigos.
Com os demais passageiros, nada de ilícito foi encontrado, porém, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal, junto com o detido e os pertences apreendidos.
A folha de coca é proibida no Brasil. É classificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como uma das plantas proscritas que podem originar substâncias entorpecentes.