Aproximadamente 15 mil metros quadrados de mata (1,5 hectare), localizada no perímetro urbano de Corumbá, foram consumidos pelo fogo, na tarde de quinta-feira, 25 de agosto. A área fica localizada no entorno da empresa Votorantim e do Sesi e do Senai.
O Corpo de Bombeiros informou que a queima de dejetos jogados no local foi a causa provável do incêndio. Ao todo, foram encaminhadas três equipes, que precisaram de 6.000 litros de água para o controle do fogo.
A corporação segue monitorando a região com o objetivo de minimizar a possibilidade de surgirem outros focos.
Tempo seco
Militares dos bombeiros contendo avanço das chamasÉ comum nessa época do ano registros de focos de queimadas tanto no Pantanal, como em matas que ficam na área urbana. Isso acontece, porque muita gente ainda insiste em atear fogo em vegetação para se livrar de lixo e dejetos, sendo a maioria em terrenos baldios. Isso agrava ainda mais a situação
Riscos à saúde e meio ambiente
Esses incêndios poderiam ser evitados se os moradores se conscientizassem sobre o descarte correto dos resíduos, mas o que boa parte da população não sabe é que o problema, relacionado para muitos como hábito cultural de limpar terrenos baldios e juntar folhas no quintal para queimar, é crime e ainda oferece diversos riscos à saúde, ao meio ambiente e até mesmo ao trânsito.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a fumaça da queimada urbana produz substâncias químicas que penetram no solo e nas plantas, expondo as pessoas ao risco de adoecerem tanto pela inalação quanto pela ingestão de alimentos contaminados com material particulado (pó da queimada urbana), monóxido de carbono, ácido clorídrico, ácido cianídrico, benzeno (causador de pedra nos rins), estireno, formaldeído, arsênio, benzopireno, dioxina, furano, hidrocarbonetos policíclicos e metais pesados.
Seja qualquer a causa ou motivação, que leve a pessoa a atear fogo em vegetação ou mata, ao praticar a queima, ela poderá ser enquadrada por crime ambiental, tanto com base em legislações federais quanto em regulamentos estaduais e municipais e ainda fica sujeito a multa.