Os focos de incêndio florestal que atingem a região do Formigueiro e do Porto da Manga continuam e mais equipes do Corpo de Bombeiros Militar estão se deslocando para áreas mais críticas para conter o avanço das chamas. Dados desta terça-feira, 05 de julho, informam que nas duas regiões o fogo já consumiu quase 18 km². Os focos foram detectados no domingo (03).
No Passo do Lontra estão duas guarnições que têm a missão de proteger o Parque Estadual e fazendas do entorno. São mais de 4 horas de viagem por terra, pois o local é de difícil acesso.
Outra equipe está no Formigueiro, onde o deslocamento é de barco por cerca de 40 km. Porém, é grande a dificuldade de acesso e os militares têm que caminhar mais 10 km para chegar até o fogo.
Na região do Formigueiro a estimativa é de que o fogo já tenha consumido uma área de 5,8 km²; no Passo do Lontra, 12 km², sendo uma área bem espaçada. A informação é de que se os focos evoluírem, novas equipes devem ser acionadas.
Nesta quarta-feira, 06 de julho, está previsto o uso da aeronave Air Tractor, comprada pelo Governo do Estado. Ela tem capacidade de transportar até 3 mil litros de água e é apontada mundialmente como um dos melhores equipamentos para combate a incêndios florestais, principalmente em locais de difícil acesso às equipes terrestres de bombeiros.
Saiba mais
04/07/2022 Bombeiros combatem focos de incêndio nas regiões do Passo do Lontra e Formigueiro