O feriado municipal que celebra a Retomada de Corumbá foi transferido do dia 13 de junho, próxima segunda-feira, para 17 de junho, sexta-feira. O Decreto 2804, assinado pelo prefeito Marcelo Iunes, foi publicado no DIOCORUMBÁ do dia 03 de junho.
Com isso, o expediente nas repartições públicas de Corumbá será normal durante o começo da próxima semana. Na quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi e sexta, não haverá expediente, retomando o atendimento na segunda-feira (20).
Uma solenidade cívico-militar, no Jardim da Independência, às 08h30, de segunda, dia 13, irá lembrar os 155 anos da Retomada de Corumbá. Foi em 13 de junho de 1867 que as tropas comandadas pelo então tenente-coronel Antônio Maria Coelho, expulsaram os paraguaios comandados por Solano Lopes, na ação conhecida como Retomada de Corumbá, que marcou o início do processo de expulsão definitiva das tropas paraguaias do solo de Mato Grosso.
Estado
13 de junho também é o Dia de Santo Antônio, padroeiro de Campo Grande e decreto publicado no Diário Oficial de terça-feira (07), também transferiu a celebração da data para o dia 17 de junho. A determinação vale para as repartições públicas dos órgãos do Poder Executivo Estadual sediadas nos municípios de Batayporã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Jardim, Porto Murtinho e Terenos, onde o dia 13 de junho (segunda) é considerado feriado.
Com o decreto, servidores estaduais que vivem nestes municípios terão dois dias de folga na semana de Corpus Christi: quinta (feriado nacional) e sexta-feira (ponto facultativo). Lembrando que a folga não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais, que por sua natureza não possam ser paralisados ou interrompidos.
Com informações da Ascom PMC e Governo do Estado.