Morreu nesta quinta-feira (09), aos 74 anos, a pesquisadora e ex-chefe geral da Embrapa Pantanal, Emiko Kawakami de Resende, na cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais. Emiko tinha câncer e faleceu de infecção decorrente do tratamento.
Graduada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (1971), com mestrado pelo Instituto Oceanográfico da USP (1975) e doutorado pelo Instituto Oceanográfico da USP(1980), a pesquisadora adotou Corumbá e o Pantanal e viveu por muitos anos na região. Natural de Taguaí/SP, recebeu o título de Cidadã Corumbaense, foi secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul de 1991 a 1994 e comandou por duas vezes a Embrapa Pantanal, de 2001 a 2005 e de 2011 a 2016, além de outras funções administrativas de direção.
Atuação da pesquisadora doutora ajudou na implantação da Embrapa Pesca e Aquicultura”Emiko foi fundamental para a consolidação dos trabalhos de toda a Embrapa na temática da aquicultura. Uma das consequências de sua atuação foi a implantação da Embrapa Pesca e Aquicultura. Seus ensinamentos e seu amor à aquicultura permanecerão entre todos os embrapianos”, publicaram em rede social, servidores da Embrapa Pesca e Aquicultura.
“A ciência brasileira perde uma de suas grandes e obstinadas pesquisadoras que teve atuação muito importante no Bioma Pantanal”, também lamentou a Embrapa Pantanal.
O velório e o sepultamento ocorrem na Funerária Santa Edwiges, em Pouso Alegre/MG. O sepultamento será nesta sexta-feira, dia 10, às 16h (horário local). Emiko era casada com José Edson de Resende, deixa dois filhos, Marcelo e Diogo, e netos.