Heloisa Duim-26/12/2025
Apesar do calorão que atinge Mato Grosso do Sul há dias, o Estado está mais uma vez no radar de instabilidades climáticas. Ao todo, três avisos estão ativos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta sexta-feira (26): chuvas intensas, tempestade e onda de calor.
O informativo mais recente indica ‘perigo potencial’ para chuvas intensas e inclui principalmente o Pantanal sul-mato-grossense. Emitido esta manhã, o aviso segue até final do dia e prevê acumulados entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos.
Além disso, o aviso de tempestade, também de cor amarela, indica possível queda de granizo. Este engloba o sul do Estado e se encerra ao fim do dia. Entre os riscos potenciais, está baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Evite, também, usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Perigo: onda de calor
O terceiro e último aviso refere-se à onda de calor, com grau de severidade de ‘perigo’. Emitido na terça-feira (23), segue com fim previsto para o final desta tarde. O informativo cita a região leste de Mato Grosso do Sul e indica temperaturas até 5°C acima da média.
