Ascom Gov MS – FOLHA MS
O governador em exercício, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, participou no sábado (9), em Dourados, da inauguração de uma unidade do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) dentro da aldeia Jaguapiru. A unidade é a primeira no país a ser instalada dentro de uma área indígena, e servirá como referência para implantação em outras comunidades do país.
O serviço será exclusivo para atendimento da população indígena da maior aldeia urbana do país, com população estimada em 13,5 mil habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE. O principal objetivo é reduzir o tempo de resposta para o atendimento de urgências, além de facilitar a comunicação com equipes das unidades de saúde e hospitais, a partir da atuação de profissionais indígenas e fluentes na língua guarani.
“Estamos escrevendo um capítulo inédito na saúde pública brasileira. Com emoção e orgulho, inauguramos o primeiro Samu Indígena do Brasil, aqui no coração de Dourados. Este não é apenas um ato administrativo: a entrega desta unidade e a inauguração deste serviço dentro da maior aldeia urbana do país é o reconhecimento de que cada vida importa, e de que as políticas públicas devem alcançar a todos, sem barreiras de distância, idioma ou cultura”, discursou o governador em exercício.
“Este serviço foi sonhado e construído com a participação da comunidade, para atender às necessidades e respeitar a sua identidade. Aos profissionais que atuarão aqui, digo que serão muito mais do que socorristas: serão pontes entre culturas e símbolo da esperança em cada atendimento”, completou.


Serviço pioneiro tem como meta reduzir tempo de resposta para atendimento de urgência nas comunidades indígenas
