Piloto e passageiro que saíram de MS em avião com 400 Kg de drogas são absolvidos

Erik Silva– FOLHA MS

Dois homens – piloto e passageiro – que deixaram Mato Grosso do Sul a bordo de um avião carregado com mais de 400 quilos de pasta base de cocaína foram absolvidos nesta quarta-feira (4) pela Justiça Federal de Araçatuba (SP).

A aeronave havia sido interceptada pela Polícia Militar no aeroporto de Penápolis, em dezembro de 2024, com apoio da Polícia Militar Rodoviária e da Polícia Federal. A decisão judicial anulou a prisão preventiva do piloto e determinou sua soltura imediata.

O flagrante ocorreu no dia 16 de dezembro do ano passado. Na ocasião, a aproximação do helicóptero Águia levou o piloto a tentar escapar após o pouso, mas ele e o passageiro acabaram contidos pela equipe aérea até a chegada dos agentes do TOR e da Polícia Federal.

Conforme relatos do boletim de ocorrência confeccionado na época, no interior do avião, foram encontrados 400 tijolos de pasta base de cocaína, somando 435,86 quilos da droga.

piloto e passageiro
Ação foi filmada pelos policiais que flagraram o transporte de entorpecentes

Durante o processo, a defesa dos acusados sustentou que a ação policial violou garantias legais. O juiz Luciano Silva, da 2ª Vara Federal de Araçatuba, acolheu a tese ao apontar ausência de elementos que justificassem a abordagem prévia e considerou que o processo investigativo não produziu provas suficientes sobre o monitoramento da aeronave.

Segundo os relatos policiais, o piloto teria dito que abasteceria em Penápolis e receberia R$ 100 mil pelo transporte da carga. Uma caminhonete deixada no local, cujo condutor não foi identificado, levantou suspeitas de que, na verdade, a cidade seria o ponto de entrega da droga e o veículo utilizado para o transporte do entorpecente.