Concurso Unificado: divulgados resultados preliminares das autodeclarações dos candidatos

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), publicou nesta quarta-feira (13) os resultados preliminares da análise das autodeclarações feitas pelos candidatos inscritos para vagas reservadas a negros e indígenas. Também foi divulgado o resultado das perícias médicas para candidatos com deficiência (avaliação biopsicossocial).

Os resultados estão disponíveis no portal do concurso.

Recursos

Os candidatos cujos resultados apresentarem inconsistências, conforme o parecer preliminar da equipe multiprofissional, poderão interpor recursos nesta quarta e quinta-feira (13 e 14) através da Fundação Cesgranrio, no mesmo portal do concurso público.

De acordo com os editais dos oito blocos temáticos, os recursos devem ser submetidos no link ‘Interposição de Recursos’, disponível no site do concurso unificado.

Após o prazo de dois dias, não serão aceitos novos recursos.

Negros

Os recursos dos candidatos que se autodeclararam negros, e foram aprovados na prova discursiva, serão analisados por um comitê recursal da Fundação Cesgranrio, composto por três novos membros diferentes dos que atuaram na primeira comissão de heteroidentificação.

Caso ao menos dois membros do comitê recursal confirmem a autodeclaração, o recurso será deferido.

Na fase anterior, a comissão de heteroidentificação verificou presencialmente até 3 de novembro a veracidade das autodeclarações dos candidatos negros. A etapa foi realizada em 232 polos distribuídos por 228 municípios do país, com base no critério fenotípico.

Indígenas

Para os candidatos autodeclarados indígenas, os recursos serão examinados por um comitê composto preferencialmente por membros indígenas, todos diferentes dos da primeira comissão de verificação.

Os currículos dos novos integrantes do comitê recursal serão publicados para garantir a transparência do processo. Se pelo menos dois membros aceitarem a documentação, o recurso será deferido.

Candidatos que não tiverem sua autodeclaração confirmada serão removidos da listagem específica de reserva, mas continuam na lista geral de ampla concorrência.

Pessoas com deficiência

Após a publicação do resultado preliminar da avaliação biopsicossocial, candidatos com deficiência que tiverem sua autodeclaração recusada poderão enviar novos documentos para análise.

Após essa etapa, a decisão da equipe multiprofissional será definitiva. Vagas não preenchidas por candidatos com deficiência serão redistribuídas para a ampla concorrência, seguindo a ordem de classificação geral.

Próximas datas

Em 19 de novembro, será divulgado no site do concurso o resultado dos pedidos de revisão das notas de títulos, e o resultado final será publicado em 21 de novembro.

Edição: Agência Brasil

Fonte: https://www.diarionline.com.br/?s=noticia&id=147924