Ônibus de MS transportou estudantes por 2 anos com cocaína escondida

Em 2021, um ônibus utilizado para transporte escolar no interior de Goiás foi parado pela Receita Federal em Mato Grosso do Sul e apreendido com mercadorias contrabandeadas. Dois anos depois, foi descoberto que o veículo transportava meia tonelada de cocaína escondida.

A Polícia Civil de Porangatu (GO) prendeu cinco homens na segunda-feira (04), enquanto descarregavam a droga do ônibus, que estava em uma oficina mecânica na BR-153. Após monitoramento, a polícia encontrou a droga oculta em compartimentos do veículo.

O ônibus havia sido doado pela Receita Federal à Prefeitura de Novo Planalto (GO) em 2022 e, desde então, circulava transportando estudantes sem que ninguém notasse a presença dos 500 kg de cocaína. Traficantes de São Paulo passaram os últimos dois anos procurando o veículo e, ao localizá-lo, tentaram resgatar a carga, avaliada em R$ 40 milhões.

O veículo estava em uma oficina localizada a 2 km de uma base da PRF (Polícia Rodoviária Federal), e um policial que estava de folga percebeu a movimentação suspeita, alertando o Gepatri (Grupo Especial de Repressão a Crimes Patrimoniais). Durante a abordagem, a polícia flagrou os cinco homens retirando malas com a droga do ônibus para colocá-las em um carro de passeio.

Além do carro, também foi apreendida uma van que já estava sendo preparada para transportar o entorpecente, com as poltronas removidas.

A Prefeitura de Novo Planalto informou que o ônibus havia passado por várias inspeções e que, em nenhuma delas, foram encontrados entorpecentes. Declarou também que irá inspecionar o restante da frota. O ônibus fazia o transporte diário de universitários.

Edição: Campo Grande News

Fonte: https://www.diarionline.com.br/?s=noticia&id=147802