Dois helicópteros e um avião da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul reforçam o trabalho de combate aos incêndios florestais que atingem o Pantanal.
A área queimada esse ano no bioma chegou a 541,5 mil hectares, sendo 398,6 mil hectares em Mato Grosso do sul e 140,9 mil em Mato Grosso, conforme o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Somente nas últimas 48 horas, de 20 a 22 de junho, o Pantanal registrou 270 focos de calor, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em Mato Grosso do Sul foram 255 focos e em Mato Grosso 15. Corumbá concentra 80% dos focos no Pantanal, 216.
As aeronaves estão atuando principalmente para apagar as chamas que formam uma verdadeira muralha de fogo que se formou em torno de Corumbá e Ladário, causando apreensão em moradores das duas cidades nesta semana.
Os helicópteros sobrevoam as áreas em chamas e ajudam no combate ao fogo despejando a água que é armazenada em uma espécie de balde, chamada de bambi bucket, com capacidade para transportar até 820 litros de água. O abastecimento é feito diretamente no rio Paraguai.
Segundo o coronel Fábio, que comanda uma dos helicópteros, a liberação da água é feita pelo piloto, mas ocorre com a coordenação da cabine que indica o local exato para que o despejo seja feito, extinguindo o foco.
Essa é a terceira missão das equipes da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) no Pantanal desde o início deste mês. As duas primeiras foram transportando brigadistas até as áreas de difícil acesso. Um terceiro helicóptero da unidade também irá atuar no combate aos incêndios.
Mais reforço
Mais três aeronaves do Ibama, outras quatro de grande porte do Exército e 50 homens da Força Nacional também irão ajudar nos trabalhos de combate ao fogo.
“Recebemos o contato do Ibama onde foi confirmado o deslocamento de duas aeronaves Air Tractor e mais um helicóptero para o apoio ao combate no Pantanal. Este pedido nosso foi apresentado na semana passada durante aquela reunião em Campo Grande”, afirmou o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck.
Já em relação ao Exército serão disponibilizados mais quatro aeronaves de grande porte para transporte das tropas.
“Este é uma ação importante, que já estávamos discutindo com o Governo Federal, dentro daquele pacote federativo que foi assinado em Brasília com o governador Eduardo Riedel. Avançamos neste apoio para um trabalho de integração no combate aos incêndios florestais”, completou o secretário.
Outras medidas também devem ser tomadas em breve, como a contratação junto ao Imasul (Instituto do Meio Ambiente do MS) de horas emergenciais para alocar o maior número de aeronaves disponíveis no Pantanal.
Com informações do G1, TV Morena e Portal de Notícias de MS.