FolhaMS
Uma equipe de bombeiros do 3° Grupamento de Bombeiros Militar (3° GBM) foi lançada de helicóptero em um local de difícil acesso na Serra do Amolar, no Pantanal, para combater alguns focos de incêndio que ameaçavam a biodiversidade da região.
A operação ocorreu neste sábado, 03 de fevereiro, e contou com o apoio aéreo da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA).
A guarnição de combate, formada pelo subtenente Jard, pelo sargento Assis e pelos soldados Humberto e Hausller, chegou ao local às 10:46h e utilizou dois sopradores e duas ferramentas de sapa (enxadão) para extinguir as chamas.
O incêndio tinha uma linha de queima de aproximadamente 2,5 km e atingia uma área total de 1,5 km quadrados. O local possuía muitas raízes e a queima lenta subterrânea, o que dificultava o trabalho dos bombeiros.
Todo combate direto no local durou cerca de seis horas, sendo que a equipe foi extraída às 16:40h pelo helicóptero da CGPA. Além do apoio aéreo, os bombeiros contaram com o auxílio de duas aeronaves de asa fixa, sendo uma de combate e outra de transporte e monitoramento, que atuaram na Fazenda Santa Tereza.
O incêndio na Serra do Amolar é um dos vários que afetam o Pantanal nos últimos meses, colocando em risco a fauna e a flora do bioma. Os bombeiros seguem trabalhando para conter as chamas e preservar o patrimônio natural da região.