Forças armadas e de segurança realizam operação para fiscalizar área de fronteira

Diarionline

Operação Ágata Oeste 2023, acontece nesta semana, desencadeada pelo Comando Conjunto Oeste (CCjO), composto pelas Forças Armadas, em apoio aos Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF), será realizada nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A operação é coordenada pelo Ministério da Defesa (MD) e será realizada dentro de um ambiente conjunto e interagências, com o emprego da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

A Operação Ágata Oeste tem como objetivos fortalecer a presença do Estado nas regiões da faixa de fronteira e fortalecer a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão aos delitos transfronteiriços, como o tráfico de pessoas, de drogas, armas e munições, e ainda crimes ambientais.

Segundo a assessoria de imprensa, participam da Operação Ágata Oeste 2023 a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal (RFB), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).

Também a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Polícia Militar Ambiental (PMA) e Grupo Especial de Fronteira (Gefron).