Diarionline
Praticidade e segurança a condutores e passageiros de embarcações que navegam nas águas jurisdicionais brasileiras. É assim que o aplicativo NAVSEG, vai ajudar no controle e fiscalização aquaviária em todo território nacional. A nova ferramenta foi apresentada em todo território nacional na quarta-feira (13) e em Corumbá, nesta quarta-feira (14). A ferramenta pretende monitorar todas as embarcações que estiverem navegando no país. O sistema pode acelerar procedimentos de busca e resgate oferecidos pela Marinha.
O app foi desenvolvido em parceria entre o Ministério do Turismo e a Marinha do Brasil. “É mais uma ferramenta de apoio e decisão da Marinha, caso ocorra alguma acidente nos nossos rios. A gente tendo uma posição ou última posição aproximada da embarcação, nos dá um dado a mais, que será importante para que possamos ter respostas mais rápidas”, explicou o capitão de fragata Marcelo Wern, comandante da Capitania Fluvial do Pantanal.
O NAVSEG é um aplicativo gratuito, que chega para otimizar as ações da Marinha do Brasil, no incremento da segurança da navegação, especialmente das embarcações de esporte e recreio. Também pode ser utilizada por condutores de embarcações de pequeno e médio portes, como as de pesca, de turismo náutico e de transporte comercial de passageiros ou de carga.
“A primeira prática importante do navegante, antes desse aplicativo, é o aviso de saída, nas Marinas ou na Capitania, por meio do documento ‘Aviso de Saída’. O aquaviário que passar a usar esse aplicativo, deixa de fazer essa questão burocrática. A gente passa a acompanhar isso automaticamente no nosso sistema de monitoramento e coordenação de controle marítima”, frisou o capitão Marrcelo Wern.
Sinal de internet
O APP NAVSEG usa o sinal da rede de telefonia celular para acompanhar a posição em tempo real dos navios que utilizarem a plataforma, permitindo que todos os dados sejam monitorados pela Capitania Fluvial do Pantanal mais próxima durante todo o período de navegação.
Em caso de necessidade de socorro ou salvamento, será possível identificar e localizar mais facilmente a embarcação em perigo e providenciar o envio do socorro.
“A gente sabe da dificuldade do sinal no Pantanal, porém, cabe ressaltar a questão dos aquaviários, eles passam por algum local e em algum momento haverá sinal, então, é melhor a gente ter essa posição mesmo aproximada do que não ter nenhuma. O aplicativo acabou de ser lançado, melhorias irão acontecer e adaptação para a nossa região também ocorrerá. Então, podemos melhorar a assistência para nossos ribeirinhos, que a gente sabe que a partir de 10, 15 ou 20 km de distância de onde saíram, a gente perde o sinal. Navegador, pescador e dono de embarcação podem baixar gratuitamente nas duas plataformas”, explicou Marcelo Wern.
O NAVSEG está disponível gratuitamente, nas plataformas Android e IOS. Basta baixar o APP, cadastrar os dados do condutor e da embarcação, registrar o Plano de Viagem e compartilhá-lo quando for navegar.
Ao todo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, têm aproximadamente 58.421 embarcações de esporte e recreio. Desse total, 50%, ou seja, 29.210,5 embarcações, estão em Mato Grosso do Sul e poderão ser monitoradas pelo aplicativo.
“Todas as informações da região, uma vez inseridas no aplicativo, serão coletadas pela Capitania Fluvial do Pantanal, sediada em Corumbá, que irá monitorar de acordo com os alertas, caso seja necessário. O ‘Amarelo’, quando o navegante inicia o plano de viagem, mas não terminou no aplicativo e passados 3h, o alerta ‘Vermelho’, lembrando que é mais uma ferramenta de apoio à decisões. A gente tem cadastro de todas as embarcações, do dono da embarcação, do armador e o telefone de contato”, finalizou.