José Cláudio Arantes, conhecido como “Tio Arantes”, foi preso na Bolívia nesta quarta-feira, 06 de setembro. Ele é um dos líderes de uma facção criminosa que atua em Mato Grosso do Sul e estava foragido desde novembro de 2021.
“Tio Arantes” fugiu do presídio semiaberto da Gameleira, em Campo Grande, onde cumpria pena por vários crimes, como assalto e homicídio. Ele também participou da rebelião mais violenta que aconteceu no estado, em 2006, no presídio de segurança máxima da capital.
A captura dele foi realizada pela FELCC (Força Especial de Luta Contra o Crime), uma unidade policial boliviana. O motivo da prisão foi por “associação perigosa”, segundo a foto divulgada do preso. Ele foi detido pelas autoridades de Santa Cruz de La Sierra.
O nome de “Tio Arantes” estava na lista vermelha da Interpol, a pedido da DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção Pessoa) de Mato Grosso do Sul. Agora, ele deve ser extraditado para o Brasil, onde tem um mandado de prisão em aberto.
Segundo informações apuradas pela reportagem do Folha MS, “Tio Arantes”, além de foragido do sistema prisional, possui dois mandados de prisão em aberto no Brasil. Um por tráfico de drogas e organização criminosa.