População enfrenta o forte calor para celebrar os 245 anos de Ladário

Diarionline

Nem mesmo o forte calor, que predominou durante todo o sábado, 02 de setembro, desanimou o público acompanhou o tradicional desfile cívico-militar, na avenida 14 de Março, em homenagem aos 245 anos de fundação de Ladário. Pouco a pouco a população foi tomando os espaços da principal avenida para não perder nenhum registro

Este ano, instituições militares, civis, escolas municipais, estaduais e privadas, prestaram  homenagens ao município vizinho a Corumbá. No palanque oficial, o prefeito Iranil Soares, acompanhado de sua equipe de governo, recepcionou o contra-almirante Iunis Távora Said, comandante do 6° Distrito Naval; o general-de-brigada Marcelo Zanon Harnisch, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, entre outras autoridades civis, militares e religiosas. 

A Marinha abriu as apresentações às 17h. Depois, passaram pela 14 de Março, o Exército Brasileiro, Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental (PMA), Corpo de Bombeiros, PrevFogo, Polícia Cientifica, Instituto Novo Olhar, organizações civis e representações escolares.

Anderson Gallo/ Diário Corumbaense

Autoridades acompanharam desfile cívico-militarO prefeito Iranil destacou a importância de celebrar mais um ano de fundação de Ladário, um dos municípios mais antigos de Mato Grosso do Sul. “Nos últimos anos, a cidade tem encontrado dificuldades para alavancar o crescimento e proporcionar à população uma qualidade de vida melhor, mas, temos trabalhado para que essa realidade mude. Aqui na avenida, contemplamos escolas desfilando, fruto de um trabalho sério de toda comunidade escolar, que recebeu recursos para a reformulação da estrutura e também investimento na qualidade da merenda”, falou o prefeito.

Anderson Gallo/ Diário Corumbaense

Prefeito Iranil SoaresEle também pontuou o programa Qualifica Ladário, que acontece em parceriacom o Senai, que tem o objetivo de proporcionar aos cidadãos ladarenses qualificação profissional para atender as  demandas do mercado de trabalho.

“São mais de 370 ladarenses que se formarão nos cursos técnicos para ter oportunidade no mercado de trabalho. A qualificação e uma necessidade em vários setores. Temos procurado avançar cada vez mais nesse sentido, que é dar qualidade de vida melhor à nossa população”, completou o prefeito.

O contra-almirante Iunis Távora Said, comandante do 6° Distrito Naval, falou sobre a integração da Marinha e o Município.

Anderson Gallo/ Diário Corumbaense

Desfile teve a participação de ao menos 34 instituições“A Marinha está há muitos anos aqui, e para a gente ser forte, Ladário tem que ser forte. Então, toda iniciativa que desenvolva a cidade, a Marinha do Brasil vai estar envolvida também, e, com isso, a gente tenha condição de atender a família naval, as demandas dos navios, do batalhão e das forças navais que estão sediadas em Ladário”, disse o contra-almirante.

Uma das pessoas mais animadas na avenida 14 de Março, sem perder nenhum detalhe do desfile, Marilda Ferreira Brasil, de 67 anos, aplaudia e esbanjava muita alegria. Moradora do bairro Boa Esperança, ela afirmou que sempre participa das comemorações.

“Eu sou assim, alegre. Trabalhava na Prefeitura e todos os anos saía nas escolas desfilando. A minha preferida é a João Baptista, mas hoje, fico aqui só aguardando eles passarem e aplaudindo esse momento lindo. Que essa festa siga cada vez mais bonita. Desejo para Ladário um feliz aniversário. São 245 anos e espero que sempre possamos viver assim, alegres”, pediu a moradora.

Anderson Gallo/ Diário Corumbaense

Marilda Ferreira Brasil, de 67 anos, aplaudia e esbanjava muita alegria no desfileMorando quase na “divisa” entre Corumbá e Ladário, como ela gosta de dizer, próximo a escola do Sesi, Silvia Maria, de 68 anos, disse que todos os anos faz questão de prestigiar o desfile em Ladário.

“Como moro na ‘divisa’ entre as duas cidades, meu coração é dividido também, metade corumbaense e metade ladarense. Tenho uma filha que mora e trabalha aqui em Ladário. Todos os anos venho e acho um momento tão especial celebrar o aniversário das nossas cidades”, disse se referindo a Corumbá e Ladário.

Durante o desfile da Marinha do Brasil, um helicóptero da instituição, fez um sobrevoo pela avenida, trazendo a Bandeira do Brasil, uma forma de homenagear a cidade ladarense.