Diarionline
O brasileiro Aparecido Alves da Silva e o boliviano Juan Diego Velarde Álvarez, estão sendo procurados pela Polícia do País vizinho, após fuga do Centro Produtivo de Reabilitação de Montero (Cerprom) no último fim de semana.
Segundo o diretor de Segurança Penitenciária de Montero, Rubén Miranda, a fuga ocorreu na tarde de domingo, 23, por volta das 17h15. Os presos chegaram a uma das torres de controle do bloco E, do presídio, conseguiram abrir o cadeado para ter acesso à parte superior da unidade, de onde pularam e escaparam.
Após a fuga, as forças de segurança realizam operações na tentativa de recapturá-los.
Miranda destacou que está sendo investigado o possível apoio de familiares dos foragidos, principalmente pelas constantes visitas ao boliviano Velarde Álvarez e pelos dados fornecidos por outros presos. Por conta disso, a mãe e o irmão do boliviano foram detidos para esclarecimentos.
Os antecedentes criminais dos fugitivos revelam que Juan Diego Velarde Álvarez, 26, cumpria pena desde 17 de junho de 2022 por estupro, enquanto Aparecido Alves da Silva, 47, estava em prisão preventiva desde 10 de julho de 2022 por tráfico de drogas.
A Polícia Boliviana divulgou cartazes e avisa que se tratam de pessoas “muito perigosas” e disponibilizou várias linhas telefônicas para que a população possa fornecer qualquer informação que leve à recaptura, garantindo absoluto sigilo e confidencialidade a quem forneça dados relevantes.
A Polícia Federal de Corumbá também foi informada sobre a fuga dos presos. Montero fica perto de Santa Cruz de la Sierra, distante 650 km da fronteira da Bolívia com o município pantaneiro e há suspeitas de que os dois podem ter vindo para esta região.
Com informações do jornal EL Deber.