Diário Corumbaense
Está programada para esta quinta-feira, 04 de maio, uma paralisação dos trabalhadores da Rede Municipal de Ensino. O ato é convocado pelo Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) e foi deliberado após assembleia realizada no dia 27 de abril.
De acordo com o Simted, a paralisação será nos três períodos nas escolas municipais. Entre as principais reivindicações da categoria estão reajuste salarial do magistério e melhores condições de trabalho para professores e administrativos.
“O índice de reajuste reivindicado é de 14,7% para recompor as perdas salariais dos últimos anos, levando-se em consideração que no período de pandemia, em 2021, não tivemos reajuste”, informou ao Diário Corumbaense o presidente do Simted, Gabriel Omar da Matta Postigliatti.
A categoria ainda cobra participação efetiva dos colegiados na gestão dos recursos e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos administrativos da Reme.
A programação prevê às 08h, concentração no Jardim da Independência, com panfletagem. Às 14h, acontecerá uma assembleia geral no espaço Casablanca.
SEMED
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que considera ilegal a paralisação convocada pelo SIMTED para esta quinta-feira, 04 de maio.
“A SEMED reforça que em nenhum momento interrompeu ou suspendeu as negociações sobre eventual reajuste dos professores e lembra também que a data base de todo o funcionalismo público municipal é o mês de maio”, diz o comunicado.
A Secretaria Municipal de Educação ainda destacou “que tomará as medidas cabíveis para evitar que os estudantes sejam prejudicados pela precipitação do sindicato”.