Cerimônia foi marcada pela passagem da faixa de governador de Reinaldo Azambuja para Eduardo Riedel.
O primeiro dia do ano de 2023 em Mato Grosso do Sul foi marcado pela cerimônia de posse do governador eleito, Eduardo Riedel, e do vice-governador, José Carlos Barbosa, que aconteceu durante solenidade na Assembleia Legislativa, e contou com presença de familiares dos empossados e lideranças políticas.
Durante o seu discurso, Eduardo Riedel, enfatizou que o grande desafio do poder público sempre será incluir à vida produtiva, a cidadania plena, os que estão à margem da nossa sociedade organizada. “Estamos conscientes que é necessário continuar crescendo e prosperando em harmonia com nosso meio ambiente, com práticas que nos levem cada vez a descentralizar nossa economia e que isso se transforme num grande ativo para o Mato Grosso do Sul. Vamos trabalhar juntos em busca de um Mato Grosso do Sul próspero, verde, digital e inclusivo.”, disse o governador recém-empossado.
“Momento de agradecer por todos estes anos que estive à frente do Governo do Estado, de relembrar os desafios e conquistas, mas também de desejar que o Eduardo Riedel faça uma excelente administração que cuide do desenvolvimento do Estado e de todos os sul-mato-grossenses”, disse o ex-governador.
Já o vice-governador recém-empossado, Barbosinha, ressaltou que a posse é a consolidação de uma das vitórias eleitorais mais difíceis da história de Mato Grosso do Sul. “Nenhuma eleição, nesses 45 anos de existência, reuniu tantas lideranças com uma extensa carreira e folha de serviços prestados ao estado. Temos total convicção de que o principal ativo que nos trouxe até aqui foi o compromisso expresso com as grandes causas do nosso povo e do nosso estado e a partir de hoje nosso maior compromisso é honrar cada sul-mato-grossense na construção de uma administração responsável, transparente e que vai gerar resultados efetivos no desenvolvimento com responsabilidade social do nosso MS”, enfatizou o vice-governador.
Riedel disse que vê com orgulho o Mato Grosso do Sul disputando as primeiras posições nos mais importantes rankings de desempenho dos governos no país. “É desse novo patamar que terei a honra de conduzir o nosso estado para o grande salto em busca de um novo futuro para a nossa gente. Estou absolutamente consciente das minhas enormes responsabilidades. O desafio é gigante. Vamos trabalhar para prover mais crescimento, distribuindo os nossos frutos com mais equilíbrio, justiça e com alto grau de responsabilidade ambiental”, ressaltou ele.
Sobre os focos de suas ações, o governador Eduardo Riedel, disse que irá governar com o seu programa de governo na mesa para ser guiado pelos compromissos que assumiu e que foram aprovados pela expressão do voto livre e direto da população. “A educação pública terá papel crucial na formação da cidadania e inclusão de milhares de cidadãos. Vamos fazer uma saúde pública resolutiva com a conclusão do processo de regionalização no atendimento de média complexidade. Nosso foco será termos um estado seguro, estável, que funciona sob o império das leis e da ordem que é suporte fundamental ao ciclo de avanços que está por vir. Os programas sociais se somarão a outras iniciativas na busca permanente pela plena cidadania a cada Sul-mato-grossenses”, enfatizou Riedel.
A cerimônia de posse seguiu todos os ritos da Assembleia Legislativa, teve o Hino Nacional, executado pelo Corpo de Música da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, a passagem da Faixa Governamental, a leitura e assinatura do termo de posse, a execução do Hino de Mato Grosso do Sul e encerrou com uma coletiva de imprensa. Logo após a posse do governador, aconteceu a do secretariado, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.