O Corpo de Bombeiros afirma que atua na região desde maio deste ano, com efetivo empregado que soma 1.012 militares no combate aos incêndios da região
Até o dia 15 de novembro de 2022, o número de focos de incêndios no Pantanal de Mato Grosso do Sul soma 1.039. O número é 81,9% menor que o registrado até o mesmo período do ano passado. Na área de Cerrado do Estado são 883 focos este ano contra 2.889 de 2021, redução de 69,7% Os dados são do monitoramento de incêndios florestais do Estado.
Os municípios de Corumbá, Porto Murtinho e Aquidauana concentram 95% dos focos de incêndios de todo o Pantanal, segundo o INPE. O Corpo de Bombeiros afirma que atua na região desde maio deste ano, com efetivo empregado que soma 1.012 militares no combate aos incêndios.
Neste ano, o Corpo de Bombeiros atendeu 4.182 ocorrências de incêndios florestais até o momento, número 36,3% menor que as 6.528 ocorrências atendidas no ano passado em Mato Grosso do Sul.
Com as altas temperaturas previstas para o Estado e baixa umidade do ar, há maior risco de fogo na semana que vem em Mato Grosso do Sul. A partir do dia 8 de novembro, há risco entre alto e crítico nas regiões central, norte e nordeste do Estado.
Para o trimestre novembro a janeiro a tendência aponta baixa probabilidade de ocorrência de fogo na maior parte do Estado.